Abertas as inscrições para processo seletivo de quilombolas e indígenas

DSC_0097A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com inscrições abertas para o processo seletivo específico para candidatos de comunidades quilombolas e povos indígenas. Os interessados têm até o dia 5 de fevereiro para efetuar a inscrição. São oferecidas dez vagas – cinco exclusivamente para oriundos de comunidades quilombolas, cinco exclusivamente para oriundos de povos indígenas.

Este é o segundo processo seletivo específico para estes grupos que a UFPel realiza. O primeiro, em agosto de 2015, selecionou oito estudantes.

Candidatos quilombolas podem concorrer aos cursos de Medicina, Enfermagem, Direito, Agronomia e Pedagogia. Representantes dos povos indígenas podem candidatar-se a vagas nos cursos de Medicina, Enfermagem, Direito, Antropologia e Gestão Ambiental.

As inscrições devem ser feitas das 8h às 14h, na Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI), que fica na rua Gonçalves Chaves, 3.126. O procedimento pode ser feito pessoalmente ou por Aviso de Recebimento ou SEDEX, desde que a entrega no destino ocorra até o último dia das inscrições, em horário de funcionamento do setor.

Dentre os documentos exigidos para os candidatos estão autodeclaração de quilombola ou indígena, declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas, e declaração da Fundação Cultural Palmares ou da Fundação Nacional do Índio (Funai), de que o estudante reside em comunidade quilombola ou indígena.

O processo seletivo será composto de uma redação e apresentação e defesa de um memorial descritivo – um relato acerca da história de vida do candidato que contenha elementos como a trajetória escolar, a vivência em comunidade, as expectativas de ingresso na Universidade e, ainda, sobre o curso escolhido e a importância dessa formação para a realidade da sua comunidade.

O edital completo, com todos os detalhes do processo seletivo, está disponível no site http://concursos.ufpel.edu.br.

Publicado em 26/01/2016, nas categorias Destaque, Notícias.