UFPel firma parceria com universidades da Colômbia e da Bélgica

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) formalizou parcerias com a Universidade Francisco de Paula Santander (UFPS), da Colômbia, e a Gent University (UGent), da Bélgica.

Com a instituição de ensino colombiana, o protocolo de intenções busca a conjugação de esforços para o desenvolvimento de um programa de cooperação técnico-cultural-científico e de extensão, através de projetos específicos para a cada ação a ser desenvolvida, com prioridade para o apoio à mobilidade acadêmica de alunos nos cursos de graduação. Há, ainda, um convênio específico de prática acadêmica, profissional ou empresarial e/ou de trabalho de conclusão de curso, que possibilitará a estudantes da UFPS atuarem nas instalações da UFPel.

Com a instituição belga, a UFPel firmou protocolo de intenções com a mesma proposta. Além disso, um acordo específico trata do desenvolvimento do projeto “RNA de interferência (RNAi) em Oryzophagus oryzae: mecanismo sistêmico e estratégias de controle”, do Departamento de Fitossanidade – Laboratório de Entomologia Molecular, sob coordenação e supervisão dos professores Moisés João Zotti (UFPel) e Guy Smagghe (UGent). O gorgulho-aquático do arroz O. Oryzae é praga-chave e crônica do arroz irrigado no Sul do Brasil, e surge nos arrozais quando ocorre acúmulo da água das chuvas ou da irrigação por inundação. A inativação de genes por RNAi – mecanismo que refere-se ao seccionamento da molécula do RNA mensageiro – é uma alternativa promissora no combate a insetos-praga, com alta eficiência, especificidade e redução no impacto ambiental.

Todos os trabalhos e experimentos estarão vinculados a trabalhos de graduação, mestrado ou doutorado. As atividades a serem desenvolvidas no projeto pelos estudantes serão multidisciplinares, variando desde ensaios biológicos, criação de insetos, extrações virais, biologia celular, molecular e bioinformática.

Publicado em 25/01/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.