Cônsul uruguaio realiza visita de despedida à UFPel

DSC_0012Depois de cerca de três anos e meio de trabalho junto ao Consulado do Uruguai em Pelotas, o cônsul Cesar Rodríguez Zavalla prepara-se para regressar ao seu país de origem para novas atividades diplomáticas. Na manhã desta quinta-feira (21), Rodríguez esteve no gabinete da reitoria para despedir-se da administração da UFPel, parceira em vários projetos. Recepcionaram o cônsul a vice-reitora Denise Gigante e a coordenadora de Relações Internacionais, Maria Letícia Ferreira.

“Chegou o momento de se despedir de Pelotas”, disse o diplomata ao iniciar a descontraída conversa. Rodríguez relembrou suas missões anteriores, realizadas na China e na capital dos Estados Unidos e contou que a vinda para o sul do Brasil se deu pelo desejo de suas filhas de ficarem mais perto da sua terra natal. “Gostei muito de estar aqui”, afirmou. Segundo o cônsul, há cerca de três mil uruguaios vivendo na região e destacou a grande quantidade de professores vindos do país em atividade na UFPel.

Para a coordenadora de Relações Internacionais, o período foi propício para o estreitamento dos laços entre a Universidade e o país vizinho: “Penso que isso foi algo que nunca tivemos em momentos anteriores”, pontuou Maria Letícia. Já a vice-reitora lembrou que essa aproximação deve ser fortalecida, brincando que a capital Montevidéu é consideravelmente mais perto que Brasília.

O cônsul destaca, dentre essas ações, o intercâmbio de professores e estudantes com a Universidad de la República (Udelar), instituição de ensino superior estatal do país, especialmente na área do patrimônio. Ele afirma que existe muito potencial para essa interação. Outro projeto no qual houve muita aproximação entre a UFPel e o consulado foi relacionado à Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, que tem por objetivo articular ações que beneficiem os dois países, tal como a hidrovia.

Rodríguez disse ainda não saber quem será o seu substituto, mas explicou que as atividades do consulado serão mantidas normalmente. A partir de agora, exercerá funções em Montevidéu, junto ao Ministério de Relações Exteriores, em um escritório que lida com as relações do país com diversas organizações internacionais.

Publicado em 22/01/2016, na categoria Notícias.