Começam as matrículas do Sisu

DSC_0073Os calouros da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que ingressam pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram a fazer suas matrículas nesta sexta-feira (22). A entrega dos documentos e a recepção aos novos estudantes está ocorrendo durante manhã e tarde no prédio da antiga AABB. O processo prossegue nos dias 25 e 26. Para esse primeiro semestre de 2016, a UFPel oferta 3.133 vagas em 81 cursos de graduação.

DSC_0049Uma equipe de mais de 15 pessoas está atuando no local para recepcionar os futuros universitários. Conforme a coordenadora de Registros Acadêmicos, Emileni Tessmer, o processo está transcorrendo com tranquilidade e a procura tem sido maior do que as de anos anteriores.

DSC_0089Depois da matrícula, os calouros passam pelas bancas da Pró-Reitoria de Graduação e de Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), onde recebem informações importantes para sua vida acadêmica, como locais de bibliotecas, horários de transporte de apoio, localização de prédios e restaurantes universitários. Os estudantes também recebem as canecas da UFPel, que serão utilizadas durante sua vida acadêmica e fazem parte da campanha por uma universidade mais sustentável. O Diretório Central de Estudantes (DCE) também está presente, distribuindo um kit com dados sobre a cidade e sobre a representação estudantil.

A reitora em exercício, professora Denise Gigante, esteve presente no local na manhã desta sexta-feira. De acordo com ela, a Universidade espera fazer uma boa recepção, especialmente pela grande presença de pessoas de fora da cidade. “Esse momento representa o início da vida acadêmica e também da vida profissional. Eles [os ingressantes] são o futuro da Universidade e também de toda a sociedade, por meio do trabalho que vão desenvolver. São o objetivo principal do nosso trabalho”, observou.

O início de um sonho
DSC_0127Cursar Ciência da Computação era tudo o que o estudante Leonardo Gularte Coelho, 17 anos, desejava. Nesta sexta-feira, ele entregou os papéis que eram o passaporte para o seu sonho. Os pais, a professora Magda Coelho e o funcionário público Francisco Coelho, estavam emocionados por ver o filho, que sempre estudou em escola pública, conquistar o seu lugar nos bancos acadêmicos. A vitória tem um sabor ainda mais especial por ocorrer simultaneamente aos 20 anos de formatura da mãe, pedagoga formada pela UFPel.

O incentivo à dedicação e ao estudo sempre esteve presente na formação de Leonardo, conta a mãe. Estímulo que deve seguir agora como universitário – ambiente que já experimentou como bolsista de pesquisa júnior, ainda como aluno do Ensino Médio. “Sempre dissemos a ele que explore tudo o que a universidade pode oferecer. Que aproveite todas as oportunidades. Que estude não para passar, mas para aprender. E assim estar preparado para a vida”, pontua Magda.

Continua
As matrículas prosseguem na segunda (25) e na terça-feira (26), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O prédio da AABB fica na rua Alberto Rosa, 580 – entre rua Princesa Isabel e rua Sete de Setembro.

O cronograma de cursos, assim como a listagem de documentos necessários e outros detalhes, está disponível no Edital de Matrícula. No entanto, salienta a coordenadora de Registros Acadêmicos, aqueles que não conseguiram comparecer no horário previsto para o seu curso podem efetuar o procedimento até o final do período de matrículas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3921-1227 ou pelo e-mail dra.alunos@gmail.com.

Lista de Espera
Os candidatos não selecionados têm até o dia 29 para aderir à lista de espera, diretamente na página do Sisu.

Publicado em 22/01/2016, nas categorias Destaque, Notícias.