PRPPG lança edital para bolsas de mestrado e doutorado

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) está lançando edital para distribuição das bolsas de mestrado e doutorado que a CAPES disponibiliza diretamente para a UFPel. O Edital foi construído por integrantes da PRPPG e por Comissão de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, definida através da Câmara de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel.

O edital define as prioridades de alocação de bolsas considerando a data de criação dos cursos, o percentual de alunos sem bolsa e o conceito CAPES dos cursos. Em caso de pedido de manutenção de bolsa já alocada em anos anteriores, também são considerados o desempenho do aluno e o tempo para finalização do curso.

Outra iniciativa importante é que o edital prevê a prioridade na alocação de bolsas para PPGs que possuam política de cotas sociais e/ou étnico-raciais para ingresso.

Os Programas de Pós-Graduação da UFPel devem encaminhar para a PRPPG suas solicitações até o próximo dia 29 de janeiro. Os PPGs contemplados poderão implementar as bolsas já para o primeiro semestre de 2016.

Segundo o pró-reitor, Luciano Agostini, esta é uma iniciativa inédita, que visa ampliar a transparência no processo de distribuição destas bolsas, ao mesmo tempo em que possibilita uma atuação mais direta dos PPGs da instituição na definição das prioridades de alocação destas bolsas. “Certamente o número de bolsas na UFPel é inferior ao necessário e as bolsas da PRPPG, em número muito reduzido, devem ser bem aproveitadas para reduzir os impactos do baixo número de bolsas disponíveis na instituição”, destaca o pró-reitor.

Ele também destaca o fato da UFPel não ter aproveitado o REUNI para investir em bolsas de mestrado e doutorado. Segundo ele, muitas instituições do país definiram a pós-graduação como uma de suas prioridades quando da implementação do REUNI e, assim, estas instituições foram agraciadas com um número significativo de bolsas adicionais de mestrado e doutorado, que permaneceram nas instituições mesmo após o REUNI. “Infelizmente a UFPel não priorizou a pós-graduação em um momento estratégico, aproveitado por muitas universidades, por isso, seguimos com muitas dificuldades em nossos PPGs nesta questão”, afirma Agostini.

O edital encontra-se no endereço abaixo:

Publicado em 15/01/2016, na categoria Notícias.