Início do conteúdo

Novo Doutorado em Ciência Política da UFPel propõe o pensar contemporâneo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou, ao final de dezembro do ano passado, o doutorado em Ciência Política na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em funcionamento desde 2011, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol)  já titulou 29 mestres, confirmando sua procura e importância para a região.

Pretendendo conquistar a abertura do Curso de Doutorado no ano de 2015, os docentes e discentes do PPGCPol trabalharam firme, em cinco anos de funcionalidade, conquistando nota quatro para o Programa. Junto a isto, com a participação da coordenação do PPGCPol em reuniões da área da CAPES e do Fórum de Coordenadores, foi possível contatar a política de expansão de Doutorados em Ciência Política, que hoje é realidade na Universidade.

A coordenadora do PPGCPol, Rosângela Schulz, conta que o novo curso de Doutorado é considerado estratégico e muito importante para o plano de desenvolvimento da UFPel, principalmente para a área de Ciências Humanas, pois a Universidade possui uma série de cursos de mestrado no campo das humanidades, estando ainda construindo aos poucos cursos de Doutorados.

Impactos para a região
Estando entre as cinco Universidades existentes apenas na zona Sul do Rio Grande do Sul, a UFPel possui longa experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Rosângela destaca esse fato como um conjunto importante para abertura do curso, enfatizando que a formação dos profissionais com o perfil e caracterização da demanda atendida causa grande impacto na região. “A UFPel e a cidade de Pelotas possuem um conjunto de características que as tornam a melhor alternativa, na zona Sul do estado, para levar em frente esse projeto de Doutorado, considerando-se o impacto deste curso na região, como também sua importância para o desenvolvimento regional”, destaca.

A coordenadora também destaca que a abertura do novo curso contribui para o cenário estudantil em Pelotas. Sendo o terceiro município mais populoso do estado, reconhecida como polo educacional, Pelotas possui o maior número de estudantes entre todos os municípios, exceto da capital do estado, Porto Alegre. Com isso, relata Rosângela, a procura por parte desses estudantes por especializações e áreas de pesquisa, reconhecendo a qualidade das instituições presentes na cidade é muito efetiva, sendo importante proporcionar estes novos espaços de discussões.

Outro ponto enfatizado pela coordenadora é a localização da UFPel em relação aos demais países do Cone Sul. Situada em Pelotas, ao sul do estado, a Universidade encontra-se de forma estratégica em relação aos países vizinhos, principamente Argentina e Uruguai. Esta proximidade gera uma série de interfaces e acordos que a Universidade tem historicamente estabelecido com instituições de ensino e de pesquisa localizadas nestes países. Essas relações contribuem para o desenvolvimento da região. “O Curso de Doutorado em Ciência Política será mais uma excelente oportunidade para o aprofundamento de tais relações”, enfatiza Rosâgela.

Áreas de pesquisa
O novo curso de Doutorado é organizado de forma ordenada, a partir de três linhas de pesquisa, estruturadas em um conjunto de 30 disciplinas. Concentradas na área da Democracia e Política Contemporânea, investigações voltadas para a análise de teorias, experiências e processos democráticos em sua ampla diversidade política e social centralizam as discussões realizadas.

Cultura, Instituições e Processos Políticos é uma das linhas de pesquisa que o curso apresenta. Promovendo o debate em torno da relação entre indivíduos, grupos e instituições, nesta perspectiva surgem temas de pesquisas teóricas, empíricas e de reflexões relativas a procedimentos metodológicos. Capital social e cultura política, participação política e eleitoral, recrutamento e seleção política, comportamento legislativo, processos decisórios e relações entre poderes do Estado, análise e avaliação políticas públicas são cenários para as discussões.

A segunda linha de pesquisa é Dinâmicas Políticas e Conflitos Sociais, na qual o interesse pelas mobilizações, identidades e ativismo contemporâneo, protagonizados por uma heterogeneidade de atores, movimentos e organizações, em espaços não necesariamente institucionalizados e formalizados, ganham destaque. Articulando pesquisas com diferentes interfaces ou diálogos disciplinares, como Ciência Política, Sociologia e Relações Internacionais, reúne trabalhos atentos às múltiplas interações contemporâneas entre o local, o nacional e o global, enfatizando as relações entre Estado, mercado e sociedade civil. Como eixo estruturante, a linha preocupa-se com identidades e processos sociopolíticos, relacionados às questões sobre direitos, justiça social e desigualdades, principalmente na América Latina. Interessa a essa linha, portanto, as investigações que trabalhem com diversas disputas e conflitos sociais, especialmente em sua dimensão política.

Já a terceira linha consiste na Teoria Política e Teoria Social Contemporânea. Enfatizando a importância dos estudos teóricos sobre a própria teoria, as principais correntes epistêmicas e teóricas contemporâneas das quais partem as discussões, estudos e pesquisas são o pós-estruturalismo, o pós-colonialismo, o pós-marxismo, o neomarxismo e o feminismo. Possui como eixos principais a Epistemologia e Teoria social e a Teoria Política Contemporânea. Em síntese, projeta diferentes perspectivas sobre o político e a política, do ponto de vista da teoria política e da teoria social contemporânea e de seus possíveis encontros e cruzamentos.

Período de seleção
A primeira turma do Doutorado em Ciência Política será selecionada ainda este ano. A coordenação do PPGCPol estima que até o final deste mês o edital estará disponível. Para mais informações, acesse o site do Programa.

Novidades
Além do Doutorado em Ciência Política, foram aprovados também o Doutorado em Antropologia, o Doutorado em Física e o Mestrado em Educação Matemática. Em breve, conheça os detalhes de cada um deles.

Publicado em 07/01/2016, na categoria Notícias.