Idiomas sem Fronteiras participa de evento em Brasília

IsF_umA coordenadora dos Programas Idiomas sem Fronteiras e Inglês sem Fronteiras na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professora Janie Cristine Amaral, e a coordenadora do Programa Francês sem Fronteiras na UFPel, professora  Mariza Zanini, estiveram em Brasília no final de 2015 para o 6º Encontro dos Coordenadores Inglês sem Fronteiras, o 1º Encontro Internacional Diálogos Brasil – União Europeia e o 1º Workshop para Internacionalização da Secretaria de Educação Superior/Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Suprior (SESu/CGRIFES).

IsF_doisElas estiveram ao lado das representantes da Coordenação de Relações Internacionais da UFPel (CRinter), Amanda Bleggi e Anelise Alves, e as coordenadoras pedagógicas Letícia Stander (UFPel) e Camila Oppelt (IsF).

Tais encontros de trabalho objetivaram o fortalecimento do processo de internacionalização das universidades, principalmente através do ensino de línguas estrangeiras. O Curso de Licenciatura Português-Inglês obteve a melhor nota dentre todos os cursos da UFPel avaliados no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e se destacou com a melhor nota entre as licenciaturas do Rio Grande do Sul e  a terceira melhor nota nacional. Conforme as coordenadoras, o sucesso do Programa Inglês sem Fronteiras local também é um reflexo desta grande conquista. Vários professores e alunos do Curso de Letras Português-Inglês atuam no programa.

Durante os eventos o tema central foi a discussão sobre melhores práticas de ensino de línguas estrangeiras e de internacionalização dentro das instituições federais.

Cursos de Verão
O Programa Inglês sem Fronteiras da UFPel tem inscrições para seus cursos de verão abertas até o dia 12 de janeiro; alunos, professores e técnicos administrativos com o TOEFL são convidados a participarem.

Os cursos terão duração de 16 horas, com mais quatro horas opcionais para os servidores da UFPel. Alunos de pós-graduação da UFPel, principalmente aqueles com bolsas Capes ou CNPQ, têm o dever de participarem desses cursos, como parte do seu programa de formação e cumprimento das horas de dedicação à pesquisa nos meses de verão.

Após a inscrição online, as turmas decidirão no seu primeiro encontro se o curso será organizado em regime intensivo ou semanalmente. Será possível fazer transferência de turma após a inscrição online, havendo necessidade. Para mais informações, uma mensagem pode ser enviada para o e-mail isf.ufpel@gmail.com.

Publicado em 06/01/2016, nas categorias Destaque, Notícias.