Revista Tessituras publica dossiê “Comida para Pensar”

tessiturasA Revista Tessituras, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicou um dossiê denominado “Comida para Pensar”. O conteúdo está publicado no volume três, número dois da Revista.

O dossiê parte de ideia fundadora dos estudos em Antropologia da Alimentação: comida não é apenas boa para comer, mas também para pensar. É o que evidenciam os trabalhos reunidos na publicação, que apresentam resultados de pesquisas construídas, em distintas regiões do Brasil e em vários outros países, a partir de diversas áreas do conhecimento, em torno da temática alimentação e cultura.

Segundo os organizadores, ainda que inserido em rotina e aparente monotonia, o ato de comer nunca é ação neutra, revestindo-se de sentidos e valores, expressos em escolhas e práticas alimentares. Comida é, desse modo, necessidade de primeira ordem, mas também é fato social, cultural, econômico e político.

A publicação foi organizada pelos professores Renata Menasche, da UFPel; Janine Helfst Leicht Collaço, da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG); e Mártin César Tempass, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e colaborador da UFPel.

Veja a Revista aqui.

Publicado em 04/01/2016, na categoria Notícias.