PPG em Odontologia dará suporte a Doutorado no Mato Grosso

No dia 16 de dezembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou parecer aprovando a análise de Mérito de Proposta encaminhada, via Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN), para abertura do nível de Doutorado em 2016 no Programa de Pós-Graduação de Ciências Odontológicas Integradas da Universidade de Cuiabá (UNIC). Até então, o Programa contava com oferta de vagas apenas para o mestrado profissionalizante. Essa iniciativa contará com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGO/UFPel), conceito 6 na CAPES, que será o Programa Nucleador.

Cinco professores permanentes do PPGO integrarão a iniciativa através de orientações de alunos naquele programa e de atividades de pesquisa e ensino (oferta de disciplinas). Os professores da UFPel são bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ)e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq e atuarão pelo tempo de cinco anos (2016-2021) em ampla cooperação entre as duas instituições. A associação temporária deverá ter um regimento próprio para o funcionamento, além de convênios entre as duas instituições.

Através da associação temporária com um programa já consolidado – que é o caso do PPGO/UFPel -, o novo programa estabelece as condições para o preenchimento de tais lacunas e posteriormente emancipar-se progressivamente da dependência dessa cooperação intensa e sistemática. Desta forma, o PPGO/UFPel representa um programa consolidado disposto a assumir esse importante papel na viabilização de um novo curso e terá essa iniciativa valorizada no processo de avaliação de seu desempenho pela CAPES, entre outros fatores, como demonstração de sua inserção social e solidariedade.

Publicado em 18/12/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.