Dia do Bioma Pampa é comemorado no Mercado Público

_DSC3230_DSC3254Nesta quinta-feira (17), o Mercado Público de Pelotas foi palco de diversas atividades que marcaram o dia do Bioma Pampa. A comemoração, realizada pela Embrapa Clima Temperado e outras entidades, como o Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, foi promovida com o objetivo de valorizar os trabalhos e recursos naturais vindos do Bioma Pampa.

O evento foi uma mescla de várias atrações que ressaltaram a importância e a diversidade do Bioma Pampa, não só para o mercado produtor local, mas também como espaço de lazer e cultura, integrando a natureza ao público urbano. Segundo a pesquisadora da Embrapa Lilian Sosinnski, é essencial que as pessoas saibam reconhecer e se identificar com as fragilidades da exploração do Bioma. “O Bioma Pampa possui maior diversidade de espécies de plantas do que a Mata Atlântica. Possuímos uma rica diversidade e precisamos educar a população para que não morra”, disse.

Uma exposição fotográfica do livro “Cores e formas do Bioma Pampa”, desenvolvida em parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, mostrou a beleza e o emprego ornamental das mais variadas espécies de flores e plantas encontradas no Bioma.

Foram apresentadas culturas alternativas que estão sendo desenvolvidas, como a Melipolicultura, que trabalha com abelhas sem ferrões ajudando na polinização e conservação da flora nativa.

O Grupo Pedal Curticeira também integrou a mostra, convidando o público a explorar os roteiros agroecológicos através do cicloturismo rural temático, que busca aproximar as pessoas que vivem no meio urbano da realidade rural e das paisagens nativas.

Além de comemorar o dia do Bioma Pampa, a ação também foi promovida para divulgar o Congresso Bioma Pampa, que será realizado em agosto de 2016, na Embrapa Pelotas.

Publicado em 18/12/2015, na categoria Notícias.