Definida a metodologia para execução do PDI
Está definida a metodologia que será utilizada para a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel, concebido e aprovado pela comunidade universitária em 2015. Em reunião com outros pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas, nesta quinta-feira (17), no Lyceu, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, apresentou a proposta de método, que contempla sete pontos, como a análise do Plano pelos gestores, as definições de metas e prioridades, a identificação das responsabilidades pelos objetivos e os planos de ação das unidades.
Para Osório, a metodologia responde à questão sobre como implantar o PDI. “Precisamos sair com uma pauta para 2016 já definida, para que a execução do PDI seja feita mais rapidamente a partir de março”, disse. O pró-reitor considerou que a execução do Plano deve ser partilhada e solidária entre todos os gestores e que o PDI é um projeto da Universidade. “A metodologia define a operacionalização, quem faz, quem apoia e os meios de avaliação”, observou o pró-reitor de Planejamento.
Osório considerou também que talvez seja preciso priorizar ações e objetivos. Assim, o plano de ação contempla as definições destas prioridades, as responsabilidades pela execução, as metas, os prazos e os indicadores de controle.
Os sete pontos que compõem o método que será aplicado para a execução do PDI são a análise do Plano pelos gestores; a definição de prioridades; a explicitação da situação; o estabelecimento de metas; a identificação das responsabilidades pelos objetivos; a definição do planejamento da execução; e a elaboração dos Planos de Ação das unidades acadêmicas e administrativas.
Até o começo de março, os gestores de unidades estudarão e analisarão o PDI em suas comunidades, visando o trabalho a ser feito em 2016. A primeira reunião do grupo já foi marcada para 7 de março, às 14h, quando, baseado na análise da situação atual, serão discutidas e aprovadas as ações prioritárias e metas. Num segundo encontro, será feito o planejamento da execução.
Para o reitor Mauro Del Pino, presente no encontro desta quinta-feira, a metodologia aponta como a Universidade trabalhará de forma articulada a execução do PDI.
Pioneiro
O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel tem vigência até 2020. O documento, o primeiro da Instituição, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consun) em novembro.
A feitura do PDI faz parte do trabalho de redação de quatro novos documentos para a Universidade. O PDI é elaborado juntamente com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Estatuto e o Regimento Interno da Instituição, estes três últimos tarefas da Constituinte Universitária, em andamento. A realização dos documentos faz parte do programa de Gestão da atual Administração da Universidade, como forma de atualizar a Instituição ao contexto do século 21.
O documento lista objetivos estratégicos como comunicação, educação básica, integração e intercâmbio, inovação tecnológica e desenvolvimento regional, internacionalização, arte e cultura, difusão científica e tecnológica, relações com a sociedade e eficiência administrativa. Contemplam ainda temas como a qualificação da graduação e da pós-graduação, políticas de acesso, inclusão e permanência, pedagogia universitária, qualificação dos servidores, condições de trabalho e estudo, planejamento espacial e sustentabilidade.
Para que os objetivos estratégicos destas áreas se cumpram, o PDI foi dividido em cinco grandes temas, que abrigam os objetivos específicos e ações a serem realizadas. São elas Gestão Institucional; Gestão Acadêmica: Ensino, Pesquisa e Extensão; Assistência Estudantil; Gestão de Pessoas e Infraestrutura.
O PDI não é um texto extenso. Suas 19 páginas têm uma redação clara, objetiva e de fácil leitura. Os objetivos e ações listadas definem de forma direta o que deve ser feito, em cada área, nos próximos cinco anos.
Para o reitor Mauro Del Pino, o PDI reúne a riqueza de pontos de vista sobre a UFPel e estabelece, coletivamente, o futuro que a instituição almeja e quer construir para si.
Documento definidor
O PDI é o documento que define os objetivos estratégicos gerais da Instituição e suas ações. O Plano, trabalhado desde março, foi construído por um grupo formado por diretores de unidades acadêmicas e os gestores ligados à Administração Superior.
Para o início dos trabalhos, o grupo participou de um Seminário que discutiu os novos rumos da Universidade Pública e resgatou a história da UFPel. No início de abril, os objetivos estratégicos foram apontados. No mesmo mês, o grupo definiu os eixos temáticos com o objetivo de agrupar os objetivos específicos e as suas ações de desenvolvimento.
Nesta etapa, o grupo foi dividido para trabalhar os eixos temáticos Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Gestão Institucional, Planejamento e Avaliação. Em maio, o trabalho realizado pelos pequenos grupos foi apresentado e disponibilizado, via Cobalto, para sugestões do grande grupo. Em junho, uma comissão foi formada com o objetivo de analisar e compatibilizar o trabalho realizado pelos grupos temáticos.
O trabalho da Comissão foi finalizado em julho e apresentado aos diretores e gestores. Nesta etapa, outra comissão foi formada para pensar a metodologia de Consulta Pública.
A Consulta foi realizada em setembro e outubro e teve 64 contribuições da comunidade, na forma de emendas. Destas, 51 foram acolhidas e 13 não aceitas, por não serem pertinentes ao documento. Os proponentes das emendas não acatadas receberam, por e-mail, a justificativa do não acolhimento. As etapas seguintes foram a validação do texto pela comissão de representantes da Gestão e de diretores de unidades acadêmicas e o envio ao Consun, com a aprovação no dia 13 de novembro.
Confira a íntegra do documento em PDI UFPel_13-2015 .