Será criada em 2016 a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação UFPel/Embrapa

Será criada em 2016 a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umip) da UFPel e da Embrapa Clima Temperado. O objetivo será a promoção do desenvolvimento regional sustentável, com ênfase na inovação tecnológica, na formação de recursos humanos e no compartilhamento das estruturas e das competências para ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia.

Reunião com representantes da Embrapa - 16.12 (Fotos Luiza Meirelles) (8)Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16), na Reitoria da UFPel, tratou da análise do Termo de Cooperação Técnica, a ser assinado no primeiro semestre do próximo ano, da Proposta de Bases e Projetos e do Plano de Trabalho para a Unidade. Todos os documentos foram fruto do trabalho, ao longo do ano, da comissão que está pensando a Umip, cujos representantes se fizeram presentes no encontro.

Reunião com representantes da Embrapa - 16.12 (Fotos Luiza Meirelles) (4)Para o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pilon, a parceria entre as duas instituições resultará em mais conhecimento e produtos para a sociedade. Ele ressaltou que a partir de agora, a cultura de trabalho conjunto já existente entre a Universidade e a Embrapa ganhará um planejamento.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, que recepcionou o grupo, demonstrou sua satisfação com o fato de a Umip estar sendo concretizada e com a articulação de temas e de atividades que ela permitirá.  “Nossa tradição de trabalho conjunto será incrementada pelo o que vamos propor e pelo o que receberemos de propostas de temas de relevância social”, observou o reitor.  Del Pino ressaltou ainda o compartilhamento das estruturas de pesquisa e a gestão mista que será realizada.

O cronograma de execução do Plano de Trabalho, apresentado na reunião pelo técnico da Embrapa Jair Nachtigal, lista metas a serem cumpridas de 2016 a 2019. Entre elas, a implantação do Comitê Gestor, em 2016; a definição do Regimento Interno, no mesmo ano; a estruturação de uma base de dados para o uso compartilhado da infraestrutura, até 2017; a capacitação das equipes, até 2019; a incubação de empresas inovadoras, também até 2019; o desenvolvimento de insumos para uso agrícola, num prazo de quatro anos; e no mesmo período o lançamento de edital conjunto para o desenvolvimento de produtos e processos em áreas prioritárias da Umip.

Os temas prioritários a serem atendidos pela Unidade serão segurança alimentar e produção de alimentos seguros, tecnologias de uso racional de insumos na agricultura, tecnologias inovadoras para o manejo integrado de pragas, manejo e conservação do solo e da água, agregação de valor a produtos e processos, tecnologias para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas nos sistemas de produção e estimulo ao desenvolvimento de arranjos produtivos locais.

A primeira sede física da Unidade deverá ser na UFPel, por sugestão do chefe geral da Embrapa. A ideia é que a Umip ganhe a maior visibilidade possível. A proposta de Termo de Cooperação Técnica está sendo encaminhada à análise do setor jurídico da Universidade. A UFPel e a Embrapa deverão realizar um evento para a assinatura do Termo.

Publicado em 16/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.