UFPel participa de evento no Dia do Bioma Pampa (17)

biomaNesta quinta-feira (17), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será uma das instituições envolvidas no propósito de disseminar informações e fazer alertas relacionados ao Bioma Pampa. O evento comemorativo ao Dia do Bioma Pampa será realizado no Mercado Público de Pelotas, a partir das 10h.

Além de propor reflexões sobre potencialidades e ameaças ao Bioma, o encontro também comemora o aniversário da Banca 78 e divulga o 1º Congresso sobre o Bioma Pampa: Reunindo Saberes. O evento terá Tribuna Livre, exposições, homenagem e apresentação artística.

De acordo com o diretor do Instituto de Biologia da UFPel, professor Althen Teixeira Filho, 54% do Bioma Pampa já sofreu alterações e inspiram alerta aspectos como desmatamento e utilização de agrotóxicos. Segundo o professor, estima-se que cada gaúcho consuma, em um ano, nove litros de veneno.

São promotores do evento UFPel, Embrapa, Emater, Fundação Zoobotânica, Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com apoio da ARPASUL, Banca 78 e Pedal Curticeira.

Veja a programação:
10h – Abertura do evento e divulgação do 1º Congresso sobre o Bioma Pampa: Reunindo Saberes
11h – Tribuna Livre em Defesa do Bioma Pampa
13h30min – Exposições
Fotos: “Cores e Formas do Bioma Pampa” e arranjos ornamentais com gramíneas nativas
Impactos e Ameaças sobre o Bioma Pampa
Cicloturismo
Sementes Crioulas
Abelhas no Bioma Pampa
Fundação Zoobotânica
16h – Comemoração do Aniversário da Banca 78
17h – Homenagem ao Ambientalista Aroldo Barwald
18h – Apresentação Artística: Pedro Munhoz, voz e violão

Publicado em 15/12/2015, na categoria Notícias.