Estudantes da Engenharia Eletrônica ganham Desafio Renault

8102410-20151211_rbuhrer_4desafiorenaultexperience_235baixaOs estudantes Luiz Guilherme Sampaio e Ricardo Lages, do curso de Engenharia Eletrônica do Centro de Engenharias, obtiveram o primeiro lugar na categoria Engenharia, do 4º Desafio Renault Experience, com o projeto Sistema de Segurança para Condução com as Mãos, sob a orientação do professor Denis Teixeira Franco. O concurso, promovido pelo Instituto Renault, tinha como tema central a Educação para a Segurança no Trânsito, com temas específicos divididos em quatro categorias: Comunicação, Engenharia, Design e Negócios.

O concurso também conta com o apoio do Denatran e do Ministério das Cidades. O Instituto Renault é responsável por diversos programas sociais em áreas como desenvolvimento social e diversidade, sustentabilidade ambiental e mobilidade, educação e segurança no trânsito. O Desafio Renault Experience é promovido anualmente e nessa quarta edição recebeu 239 trabalhos para avaliação, de 56 universidades diferentes. Na categoria de Engenharia foram inscritos 55 projetos. O três projetos finalistas em cada categoria foram apresentados perante comissões julgadoras no dia 11 de dezembro, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Para a categoria Engenharia, o desafio era a Inovação em Itens de Segurança de Veículos. Partindo da constatação de que a grande maioria dos acidentes de trânsito ocorre devido à negligência e falta de atenção dos motoristas, o sistema eletrônico proposto pelos alunos da Engenharia Eletrônica tem como objetivo motivar os motoristas a conduzir com as duas mãos ao volante, conforme previsto na legislação de trânsito.

Publicado em 14/12/2015, na categoria Notícias.