Projeto de requalificação da zona universitária é apresentado na reitoria

A Administração Central da Universidade Federal de Pelotas recebeu na manhã desta sexta-feira (11) a equipe da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana para a apresentação do projeto “Cidade Universitária”. A ideia do plano é requalificar diversas áreas da zona universitária de Pelotas, que inclui prédios da UFPel e da Universidade Católica, de forma a trazer maior qualidade na utilização, além da sensação de segurança.

Estiveram presentes na reunião o reitor, Mauro Del Pino, os pró-reitores Luiz Osório dos Santos, de Planejamento e Desenvolvimento, Antônio Cleff, Administrativo, Evaldo Krüger, de Infraestrutura, e Denise Bussoletti, de Extensão e Cultura, a coordenadora de Patrimônio Cultural, Francisca Michelon, o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Otávio Peres, e os membros da Coordenação de Planejamento da SMGCMU, Guto King e Joseane Almeida.

O projeto surgiu a partir da elaboração de soluções para os transtornos causados pelos carros de som e a ocupação do entorno da UCPel. No entanto, a ideia foi ampliada para beneficiar também a UFPel. A Cidade Universitária começaria com uma intervenção em formato de L, formado pelas ruas Três de Maio e Coronel Alberto Rosa.

O trajeto começaria na praça Conselheiro Maciel, onde está a Faculdade de Direito, onde será realizada a primeira obra: o espaço receberá um calçadão, ampliando a área de vegetação e de convivência. A rua Três de Maio receberá ilhas, onde a calçada será alargada para receber mobiliário, árvores e iluminação. A rua Alberto Rosa ganhará também novos pontos de luz, bancos e uma nova ciclofaixa, ligando a atual até as doquinhas. Nas unidades da UFPel dessa rua, haverá dois tipos de intervenção: um calçadão em frente ao Campus das Ciências Sociais, que contará com espaço para apresentações artísticas, e estreitamento da pista de rolamento na quadra do Centro de Artes.

Para o calçadão do Direito, já estão previstas verbas no orçamento municipal do próximo ano. No entanto, uma das pautas da reunião foi a busca de soluções para o financiamento dos demais trechos, especialmente daqueles que cercam prédios da UFPel. Os pró-reitores da área administrativa foram esperançosos no que tange a possibilidade de encontrar ferramentas legais para que sejam firmadas parcerias entre as instituições de forma a possibilitar as obras.

Na opinião do pró-reitor Osório, o projeto será de grande valia para o ganho de qualidade de vida acadêmica, já que a redução de barulho será sentida quando o trânsito for bloqueado, além da apropriação da comunidade universitária do espaço que a circunda.

Del Pino parabenizou a prefeitura pela proposta e a qualidade do projeto apresentado. “Nos satisfaz a humanização do convívio que isso irá possibilitar”, afirmou, ao lembrar a antiga reivindicação das unidades acadêmicas por mais espaços de integração.

A reunião levantou, entretanto, alguns questionamentos por parte de lideranças da UFPel. O professor Peres afirmou que o projeto recebeu uma ótima recepção por parte da comunidade acadêmica, que já deseja sua ampliação em direção à Praça da Alfândega, que abriga o Centro de Engenharias. Outra pauta lembrada foi a reativação do porto e os transtornos que isso acarretará. Na opinião dos presentes, o movimento gerado pelo tráfego seria antagônico ao uso proposto pelo plano, que priorizaria a movimentação sem impacto.

Publicado em 11/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.