APL Saúde formaliza associação

apl_umO Arranjo Produtivo Local (APL) Complexo Industrial da Saúde realizou, na manhã desta quinta-feira (10), uma assembleia com o objetivo de criar uma associação. Com a iniciativa, o APL passa a ser uma entidade mais independente e autônoma para articular projetos e ações junto ao Governo do Estado. O encontro foi realizado no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é uma das instituições integrantes do APL.

apl_tresEstabelecimento de projetos e parcerias que busquem o desenvolvimento, o estreitamento da relação entre o setor empresarial e o meio acadêmico e a proposição de uma agenda comum de ações são alguns dos benefícios esperados com a formalização.

Durante a assembleia, que reuniu representantes das instituições de ensino superior, do segmento industrial, associações, fundações e lideranças regionais, foi discutida a proposta de estatuto. Após, houve a organização da estrutura da gestão. “Já somos uma organização articulada, e agora acreditamos que como associação teremos mais visibilidade e potencialidades de desenvolvimento”, observou a coordenadora executiva da Governança do APL Saúde, Michelle Jacondino.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Luciano Agostini, ressaltou a liderança da Universidade na criação do APL e o engajamento das entidades participantes. “Nessa articulação entre universidade e empresa conseguimos criar algo para além do previsto inicialmente. Essa formalização vai garantir a permanência da iniciativa independentemente de rumos que qualquer governo possa dar”, pontuou. Segundo ele, os desafios que se apresentam são a ampliação da capacidade de conexão dos trabalhos acadêmicos com empresas e a absorção do conhecimento gerado para potencializar o impacto social e econômico.

O reitor Mauro Del Pino lembrou que historicamente é discutido o papel da Universidade como formadora de profissionais e produtora de conhecimento, mas que poucas ações são tomadas nesse sentido. “O aparato científico tem se mantido apartado das ações necessárias para o desenvolvimento social. Aqui, temos algo inovador, que estabelece novos vínculos entre a instituição de ensino e o mundo do trabalho”, ressaltou. De acordo com ele, essa relação deve impactar nos currículos dos cursos, estabelecendo competências profissionais e pessoais que respondam aos anseios da comunidade. “Desejamos que isso seja cada vez mais colaborativo e que a produção possa ocorrer de tal forma que não tenha a mercadoria como fim, mas que gere desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou. Para o reitor, a presença das instituições de ensino nessa relação deve reforçar conceitos éticos de uma nova compreensão do que é o mundo do trabalho, saindo dos artigos e papers para refletir de fato na vida das pessoas.

Tecnologia e Inovação
O APL Saúde atende à necessidade de produção de produtos para a saúde com maior densidade tecnológica e custos acessíveis, principalmente para atender a crescente demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), firmada em uma base sólida recursos humanos, pesquisa e empresas inovadoras, principais diferenciais existentes na região.

Publicado em 11/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.