APL Alimentos comemora um ano da Banca 78 no Mercado Público

Desde dezembro de 2014, o Arranjo Produtivo Local de Alimentos (APL) da Região Sul está instalado no coração da cidade de Pelotas, no Mercado Público, dialogando com a comunidade e empresas através das vendas diretas e institucionais que são realizadas na banca 78. Neste dia 17, quando é comemorado o primeiro ano de atividades, a banca será sede do evento Dia do Bioma Pampa e tem o aniversário integrando a programação, previsto para às 16h.

DSC_2975Em diálogo com a pró-reitora de extensão Denise Bussoletti, por a Universidade integrar a Governança do APL, juntamente com o Capa, Embrapa, IFSul e Emater, o professor da UFPel Felipe Herrmann e os representantes da Emater Marcos Protzen e Edson Nascimento apontaram a importância da instituição para a APL pelo incentivo recebido. Protzen explica que para o próximo ano, a meta nacional é de que 30% das compras das universidades devem ter origem na agricultura familiar. A UFPel já ultrapassou a meta e atinge 70% das compras, o que representa 1 milhão de vendas que beneficiam 850 famílias da região.

Herrmann destaca ainda que o reconhecimento da APL é importante por este representar o incentivo da produção local, já que o recurso adquirido fica na cidade e região. Além disto, reforçou a ideia de serem somadas novas entidades ao projeto para o próximo ano.

A comemoração do primeiro ano da banca do APL será junto com a celebração do Dia do Bioma Pampa e também da divulgação do I Congresso Sobre Bioma Pampa: Reunindo Saberes.

Programação:

10h: Abertura

11h: Tribuna Livre em defesa do Bioma Pampa

13h30: Exposições

Fotos: cores e formas do Bioma Pampa e arranjos ornamentais com gramíneas nativas;

Impactos e ameaças sobre o Bioma Pampa;

Cicloturismo;

Sementes crioulas;

Abelhas no Bioma Pampa;

Fundação Zoobotânica.

16h: Comemoração do aniversário da banca 78.

17h: Homenagem ao ambientalista Aroldo Barwald.

18h: Apresentações artísticas.

Publicado em 10/12/2015, na categoria Notícias.