RSC, Progressão Docente, Casa dos Museus e Conectar na pauta do último Consun do ano

Reunião Consun - 9.12 (Fotos Luiza Meirelles) (1)A última reunião de 2015 do Conselho Universitário (Consun) da UFPel, realizada na manhã desta quarta-feira (9), no Lyceu, teve uma pauta que incluiu, entre outros temas, o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para docentes do ensino básico, técnico e tecnológico; nova discussão e alteração na Resolução 10, que trata da progressão docente; e análise dos Regimentos da Casa dos Museus, que será na antiga Laneira, e da Conectar, incubadora tecnológica da Universidade. Um dos destaques também foi a apresentação, pelo professor Cesar Victora, da proposta de criação do Instituto de Epidemiologia.

Lembrando que o Centro de Pesquisas Epidemiológicas não existe formalmente na estrutura da Universidade, Victora argumentou que a Epidemiologia necessita se estruturar oficialmente para crescer ainda mais. Ele fez um breve relato histórico do trabalho do grupo, desde sua origem, e sobre a consolidação na pesquisa e depois na pós-graduação. Falou sobre a formação de pessoal, a estrutura atual do Centro e as atividades de pesquisa e de pós-graduação. Ressaltou que, no Brasil, todos os programas que tem nota sete (máxima) da Capes são estruturados em institutos ou faculdades, o que não ocorre na UFPel.

Victora sublinhou as atividades de graduação e de extensão desenvolvidas na Epidemiologia, através da oferta de disciplinas básicas para diversos cursos, dos cursos oferecidos ao público e do uso dos resultados das pesquisas na construção e modificação de políticas públicas de saúde em todo o mundo.

O processo de criação do Insituto de Epidemiologia está em tramitação, agora, nas unidades acadêmicas, e depois será apreciado no Consun.

Regimentos

O Consun  aprovou o Regimento Interno da Laneira – Casa dos Museus, que concentrará museus da Universidade e terá um centro de eventos, na antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias.  O Regimento especifica estruturas e suas manutenções. Confira o documento em   Regimento Laneira Casa dos Museus   .

Já o Regimento da Conectar, incubadora tecnológica, deverá ser aprovado Ad Referendum do Consun pelo reitor Mauro Del Pino, após o texto receber alterações apontadas como necessárias pela Comissão de Legislação e Normas do Conselho (CLN).

Extinções

O Conselho aprovou extinções, no Sistema e-MEC, de cursos que na prática nunda existiram na UFPel, como de biocombustíveis, engenharia química, mecatrônica industrial, agronegócios e engenharia de minas. Também foram extintos dos registros da UFPel no sistema do MEC cursos que passaram para o IFSul, por serem do CAVG, como agroindústria, gestão ambiental, gestão de cooperativas e viticultura e enologia.

A proposta de criação, no IFM, do Departamento de Educação Matemática foi apenas comentada pelos conselheiros, já que o Consun entendeu que a aprovação no Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) já bastava para que o novo departamento fosse oficialmente criado. O reitor declarou que a Administração Superior buscará, a partir de agora, no MEC, a liberação da função gratificada correspondente à chefia do Departamento (FG2).

RSC

O reitor deverá aprovar Ad Referendum do Consun a proposta de criação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para docentes do ensino básico, técnico e tecnológico na UFPel. A CLN apontou correções a serem feitas no texto do processo, como a criação na Universidade de uma comissão análoga à CPPD (Comissão Permanente do Pessoal Docente), que atuaria no julgamento dos processos. No caso seria uma comissão específica para docentes do ensino básico, técnico e tecnológico. Por causa dos reparos a serem feitos, o Consun achou por bem não aprovar o documento na reunião. Previamente aprovado pelo reitor e com as alterações necessárias, o documento voltará ao Consun em 2016.

Cocepe

As professoras Úrsula Silva, como titular, e Simone Portella, como suplente, foram escolhidas como representantes do Consun no Cocepe.

Progressão Docente

A recentemente aprovada, em 21 de outubro, Resolução 10, que trata da avaliação para progressão docente, voltou à pauta do Consun. A mudança no texto aprovada nesta sexta-feira foi necessária para evitar prejuízos no recebimento dos efeitos pecuniários pelos docentes, em função da greve dos servidores técnico-administrativos, que durou quatro meses. O texto continuará na pauta do Consun em 2016, para que melhorias sejam feitas. Também foi formada uma comissão de conselheiros que analisará os anexos da Resolução. A alteração no texto poderá ser conferida, nos próximos dias, na página dos Conselhos Superiores da UFPel, em http://wp.ufpel.edu.br/scs/consun/resolucoes/ .

Dança

O Consun também aprovou, nesta quarta, regulamentação do curso de Dança, licenciatura, na modalidade presencial, do Centro de Artes.

Publicado em 09/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.