Educação a distância é pauta de reunião

010Professores, coordenadores e diretores, além do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e a vice-reitora, Denise Gigante, discutiram na tarde desta quinta-feira (9) a situação da Coordenação de Programas de Educação a Distância da UFPel (CPED) , os impactos da crise financeira no programa e os novos parâmetros que passarão a valer em 2016.

O professor e coordenador da CPED, Keberson Bresolin, explicou o corte que o projeto enfrentou, no qual 141 bolsas deixarão de ser pagas, e que isto é parte de um projeto de otimização orientado pela Capes. O órgão também redefiniu a forma de pagamento destes bolsistas, que passará a ser pelo valor e não mais por cotas: dessa maneira, haverá maior autonomia e responsabilidade das unidades em administrarem o valor recebido para estes estudantes.

Bresolin destacou ainda que não haverá, à princípio, a abertura de novos cursos à distância e será dada apenas a manutenção aos que já estão em andamento. Além disto, para o próximo ano se estará buscando discutir a educação a distância com outras universidades, a fim de oferecer formação para professores e sincronizar as informações e trabalhos das unidades.

Após a apresentação, o reitor Mauro Del Pino reiterou que a gestão 2015 foi uma gestão de crise e que muitos desejos da reitoria para a CPED e suas instalações ficarão para 2016. Del Pino ainda orientou que os cortes de bolsas sejam feitos da forma mais criteriosa e transparente possível pelos coordenadores dos cursos.

Publicado em 09/12/2015, na categoria Notícias.