Câmara Stricto Sensu realiza reunião no PPG em Fitossanidade
A Câmara Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel realizou na última terça-feira (8) reunião, englobando as coordenações dos programas de pós-graduação da instituição. O encontro ocorreu nas dependências do PPG em Fitossanidade, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, e foi coordenado pela diretora de Pós-Graduação, Maria Cecília Lorea Leite, com a presença do pró-reitor, Luciano Volcan Agostini. Estiveram presentes quase a totalidade dos PPGs da UFPel.
A reunião segue uma política definida em 2013, de realizar as reuniões da Câmara junto aos PPGs da UFPel. Dessa forma, o coordenador anfitrião tem a oportunidade de apresentar seu programa, com um histórico da evolução e as decisões para o futuro. Na reunião desta terça-feira, o professor Luis Ávila, líder do PPG em Fitossanidade, conduziu esta discussão, apresentando diversas definições do programa para enfrentar os desafios da pesquisa e da pós-graduação.
Também foram apresentados, na oportunidade, um resumo do procedimento necessário para a execução financeira dos recursos obtidos a partir das taxas de inscrição, atendendo a recomendação do TCU e um relato sobre o estado atual do trabalho da comissão que está revisando o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel.
Atendendo a pedido da PRPPG, a Câmara definiu uma comissão para auxiliar na distribuição das cotas de bolsa de mestrado e doutorado da PRPPG através de edital, uma nova metodologia que visa ampliar a transparência do processo. Além disso, esta comissão irá avaliar a distribuição de bolsas nos PPGs da UFPel e está desafiada a propor políticas para ampliar a equidade nesta área.
Finalmente, foram aprovados alguns processos pendentes, incluindo o Regimento do PPG em Computação, um pedido de prorrogação de período no Mestrado em Educação e a criação de algumas disciplinas em diversos PPGs.