Lideranças do PNAIC reúnem-se em Pelotas

DSC_2371Esta sexta-feira (4) será de grande trabalho para coordenadores e orientadores gaúchos ligados ao Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ocorrem em Pelotas, liderados pela UFPel, dois eventos de formação voltados a integrantes do programa. No auditório da Faculdade de Direito estão reunidos os coordenadores locais do PNAIC. Já no prédio Santa Margarida da Universidade Católica estão reunidos os orientadores de estudo. Este mesmo evento ocorre em Porto Alegre, para facilitar o deslocamento de alguns grupos.

As reuniões são ações previstas dentro do próprio programa, tendo por finalidade promover um espaço de debate e formação com os gestores e executores do PNAIC, explica o coordenador geral do PNAIC na UFPel, professor Antônio Maurício Alves. A Universidade é responsável pela gestão do projeto em 151 municípios gaúchos, além da rede estadual de ensino. O evento voltado para os coordenadores locais ocorre somente em Pelotas e tinha expectativa de reunir a grande maioria dos responsáveis. Já o encontro para orientadores reúne cerca de 150 pessoas em Pelotas e outras 300 em Porto Alegre.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, marcou presença na mesa de abertura da reunião dos coordenadores. Em um primeiro momento, ele agradeceu a presença de todos, destacando a dificuldade pela qual os educadores passaram em se ausentar de seus trabalhos durante este período do ano, atribulado para as atividades escolares.

Para Del Pino, originário da Faculdade de Educação, discutir a formação de professores deve incluir, certamente, as competências profissionais, mas também a compreensão sociológica, especialmente de forma a buscar entender as novas formas de pensar da juventude. Ele ainda afirmou que o trabalho do professor é uma apropriação que cada um faz: cabe aos gestores buscar fazer com que essa prática venha de uma construção coletiva e não apenas de reflexões pessoais.

Publicado em 04/12/2015, na categoria Notícias.