FAUrb: Sai nesta sexta (4) o vencedor do concurso da pintura da fachada

DSC_1988Será conhecido por volta do meio-dia desta sexta-feira (4) o vencedor do Concurso de Ideias para a Pintura da Fachada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da UFPel. A votação, pela comunidade da Faculdade, começou na quarta e se encerra nesta quinta-feira. Em seguida serão conhecidos os cinco trabalhos mais votados. Foram 50 propostas inscritas, de autores da comunidade e de fora da UFPel.

DSC_2044Nesta sexta-feira, a partir das 10h, a Comissão de Espaço Físico da FAUrb estará reunida para escolher o vencedor, entre os cinco finalistas. A pintura da fachada está inserida dentro do trabalho de revitalização da infraestrutura das unidades da Universidade, promovido pela Administração Superior da UFPel.

DSC_2196Os 50 trabalhos estão expostos no saguão da FAUrb para que a comunidade possa escolher os cinco finalistas. O reitor Mauro Del Pino e o pró-reitor de Infraestrutura, Evaldo Krüger, visitaram a exposição na tarde desta quinta-feira, recebidos pelo diretor da Faculdade, Maurício Polidori, quando apreciaram a coleção de propostas de pintura.

Para facilitar a participação da comunidade, a FAUrb ofereceu, através do Grupo PET Arquitetura, oficinas de manuseio de softwares específicos de uso nas propostas. A Comissão que escolherá a proposta vencedora é formada por  Eder Rickes, estudante, Isabel Salamoni, professora, Nelson Cabelleira, técnico administrativo, Otavio Peres, professor, e Rodolfo Ribeiro, estudante.

Revitalização Participativa

Dentro do processo de revitalização da infraestrutura das unidades, a Reitoria realizou no dia 25 de novembro reunião com as direções e comunidades das Faculdades de Educação (FaE) e dos Institutos de Ciências Humanas (ICH) e Filosofia, Sociologia e Política (IFISP), e também da FAUrb,  para tratar das pinturas das fachadas das edificações. A exemplo do que ocorre na Arquitetura, a escolha da pintura das unidades se dará de modo participativo, sendo as comunidades ouvidas na definição do processo.

O Campus Capão do Leão também será contemplado, e a primeira unidade a ter sua fachada recuperada será a Faculdade de Veterinária.

De acordo com Del Pino, todos os preparativos para as pinturas foram realizados, a licitação foi feita e a empresa vencedora já tem os materiais e a mão de obra necessários para levar o processo adiante. As unidades receberam também a paleta de cores disponível para utilização. O reitor destacou que, além da pintura exterior, as áreas de circulação serão alvo de recuperação.

Outra ação anunciada pelo reitor foi a instalação da sinalização nos campus e demais prédios da UFPel. A licitação da empresa responsável está em processo de preparação; ao mesmo tempo, uma comissão trabalho no sentido de padronizar a nomenclatura de prédios por meio de códigos que incluam desde aspectos gerais, como a localização da edificação, quanto outros mais específicos, como a sala de aula.

Publicado em 03/12/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.