Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é marcado no HE

he_tresO dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra AIDS, e a data serve para reforçar solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. O dia foi uma decisão da Assembleia Mundial da Saúde, em 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), e no Brasil ela passou a ser adotada em 1988, com uma portaria assinada pelo ministro da Saúde.

he_umO Hospital Dia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas distribuiu nesse dia material informativo junto de lacinhos vermelhos e preservativos. Ainda, na fachada do HE foi colocado um laço vermelho em alusão à data, buscando chamar a atenção das pessoas que passarem pela rua, promovendo um maior debate sobre o assunto.

O laço é o símbolo da campanha de solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS, criado em 1991 quando um grupo de profissionais de arte de Nova York homenagearam amigos e colegas que haviam morrido ou estavam perdendo a batalha para a doença. O significado da cor tem relação com o sangue, e promove também a ideia de paixão, sendo inspirada no laço amarelo que homenageia os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Nesse 1º de dezembro o Hospital Dia HE/UFPel denominou sua campanha de “Prevenir-se é o Maior Ato de Amor” promovendo uma ação de conscientização, mostrando a importância da prevenção da AIDS através do uso de preservativos. Para os pacientes que estiveram na unidade foram distribuídos brindes da Extractus Manipulação e Cosméticos.

Hospital Dia
Hospital Dia é um sistema de internação onde o paciente passa algumas horas no hospital para tratamento de sua enfermidade, retornando às suas atividades habituais e ao convívio familiar após o seu atendimento. Essa forma de internação é uma alternativa à internação convencional em leito hospitalar que traz consigo a vantagem de diminuir custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e principalmente trabalhar com o paciente, melhorando a sua adesão ao tratamento. O Hospital-Dia prioriza o diagnóstico e tratamento de infecções oportunísticas e intercorrências clínicas relacionadas ao HIV/AIDS.

Publicado em 02/12/2015, nas categorias Destaque, Notícias.