Projeto sobre a Cannabis na fronteira com o Uruguai seleciona bolsistas de graduação e de pós-graduação

Até esta quinta-feira, dia 3 de dezembro, o projeto Identificação de indicadores para o monitoramento e avaliação dos impactos da nova política uruguaia de regulação do mercado de Cannabis sobre a saúde pública e o consumo de drogas na zona de fronteira entre Brasil e Uruguai, através da Fundação Delfim Mendes da Silveira, estará com vagas abertas para seleção de 15 bolsistas e sete suplentes por um período de até três anos e seis meses.

O estudo, que é encomendado pelo Ministério da Justiça do Brasil, será realizado em parceria com o Uruguai, através do Ministério das Relações Exteriores, a Junta Nacional e a Universidad de La República (Udelar) e, pelo lado brasileiro, com o IPEA e a UFPel. O objetivo é acompanhar e monitorar o uso da maconha na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o país a partir da mudança na lei uruguaia em maio de 2014, onde o Estado passou a controlar o cultivo e a venda de maconha, legalizando a produção, comercialização e distribuição da droga.

As professoras Aline Neutzling e Beatriz Franchini, que encabeçam a pesquisa na UFPel, explicam que o estudo será quantitativo e qualitativo e é um marco para a universidade e para o país, pela importância de ter a cannabis como objeto de pesquisa, algo que é pouco praticado na academia brasileira e, também, porque os resultados do estudo irão subsidiar possíveis novas políticas de drogas no Brasil.

Estudantes de todos os cursos, de dentro e fora da UFPel, podem se candidatar para as vagas, inclusive os que já são bolsistas de outros estudos. Confira edital de seleção de estagiários em  EDITAL 07-2015 Cannabis  .

Publicado em 30/11/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.