UFPel lança orientações sobre PAVE

Neste domingo (29), quase seis mil estudantes vão fazer as provas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), buscando uma vaga na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com o objetivo de tornar esse dia mais tranquilo para os candidatos, a Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso da UFPel (CPSI) realizou nesta terça-feira (24) reunião com representantes de escolas de ensino médio da região, durante a qual foram reforçados alguns avisos sobre a logística do dia.

Um dos pontos que recebeu destaque foi o horário de realização das provas. Foi ressaltada a importância de que os candidatos cheguem com antecedência ao local em que vão fazer os testes, evitando problemas relacionados ao atraso, visto que os portões fecham pontualmente às 13h, sem a possibilidade de se entrar depois disso. A entrada de candidatos ao local das provas será permitida a partir das 12h20min, horário que possibilita ao estudante a tranquilidade de encontrar a sala e se organizar para a prova.

Além disso, pede-se ao candidato que tenha um conhecimento prévio do local em que irá realizar o processo seletivo, pois são oito locais diferentes e espalhados pela cidade. Os candidatos podem ter acesso ao local de realização das provas pelo site da PAVE: http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/pave/.

Antes de sair de casa, é recomendado que o candidato confira se está portando os documentos necessários para a realização da prova, que pode ser qualquer documental oficial original, atual e com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte ou carteira de trabalho. Em caso de perda ou roubo, deverá ser apresentado o boletim de ocorrência registrado há, no máximo, 60 dias. Os materiais permitidos para a realização da prova são caneta esferográfica azul ou preta em material transparente, lápis e borracha.

Durante as cinco horas de realização do processo seletivo, é permitido ao candidato que leve garrafa de água (sem rótulo) e comidas. Contudo, ressalta-se o cuidado na escolha dos lanches, procurando trazer alimentos que não incomodem os outros participantes da prova.

Não é permitido ao aluno participante do PAVE a utilização de celulares e, muito menos, a postagem de fotos durante o processo em redes sociais. Também não se pode utilizar qualquer tipo de aparelho eletrônico, como tablets, computadores, MP3 players, entre outros. Quem for flagrado utilizando ou estiver com esses aparelhos ligados será eliminado da prova. Também não podem ser utilizados, após o início da prova, bonés, gorros, óculos escuros e relógios de qualquer tipo, assim como não será permitido o uso de mochilas, sacolas, bolsas e matérias de apoio durante o teste.

Mais informações ou dúvidas referentes ao processo seletivo do PAVE podem ser solicitadas por e-mail para cpsi.ufpel@gmail.com ou por contato telefônico pelo número (53) 3222-4060, das 8h às 18h.

Publicado em 25/11/2015, na categoria Notícias.