Espetáculo Passione reúne música e amor em favor da vida

05(2)Na noite da última terça-feira (17), o Theatro Guarany ganhou ares de antigos clássicos do cinema, de famosos musicais e do luxo que acompanha as grandes cortinas vermelhas. Na abertura do evento, o maestro Fernando Montini apresentou aos presentes o show Passione, ressaltando seu caráter beneficente e seu valor artístico, com arranjos especialmente feitos para o espetáculo.

“Passione remete à paixão, e amamentar remete a dar vida, amar, nutrir de amor. Num enlace perfeito do corpo da mãe que aquece e nutre, a amamentação dá sentido ao vínculo que nasce e prepara para a vida dos pequenos guerreiros, os bebês prematuros que se agarram ao seio materno numa dramática luta pela sobrevivência”, começou o maestro, demonstrando emoção ao apresentar o evento em prol do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas.

Emocionada, coube a Ana Cláudia Vieira, professora da Faculdade de Enfermagem e idealizadora do show beneficente, agradecer aos presentes e afirmar: “Vamos semear boas iniciativas. É um sonho estar aqui por uma causa tão importante”.

Dando sequência ao protocolo inicial, a superintendente do HE Julieta Fripp abordou a importância do evento para o aprimoramento do Posto de Coleta de leite humano: “Estamos colaborando e fazendo esse show para o hospital, e esse é um momento de celebrar e ajudar esses pequenos. A comunidade unida irá construir um sistema de atendimento de excelência, garantindo esse alimento essencial para a vida dos bebês, que é o leite materno”. Ainda em suas palavras a superintendente lembrou que o dia 17, data do evento, marca o Dia Mundial da Prematuridade.

Finalizando os pronunciamentos, Denise Gigante, vice-reitora da UFPel no exercício da reitoria, falou sobre a importância desse alimento, e agradeceu a presença de todos e a contribuição para a melhora na qualidade de vida das crianças internadas.

Com as cortinas abertas, o público pode deslumbrar-se com o belíssimo cenário em estilo vintage, inspirado em longa metragens que marcaram época, como Candelabro Italiano. Como em um grande salão de festas, os integrantes da Sociedade Música pela Música, Coro Santo Antônio e Coro do Círculo Operário Pelotense, sentados às mesas postas, interpretavam um eclético repertório, com canções que percorriam do erudito ao popular. A Orquestra Filarmônica encantou o público com os maravilhosos arranjos que ecoavam pela plateia e camarotes do teatro.

O evento foi uma forma de adquirir recursos para a reestruturação do Posto de Coleta de Leite Humano do HE e do lactário, além de outros cenários no contexto da Rede Cegonha, incluindo Método Canguru, Unidade Semi-Intensiva e Sala de Parto Normal com vistas a receber a certificação na Iniciativa Hospital Amiga da Criança (IHAC), através do Ministério da Saúde.

A noite de espetáculo contou com direção artística e trabalhos do maestro Fernando Montini, direção de luzes e efeitos de Mario Kleinovski e direção musical do maestro Sergio Sisto. O projeto é uma iniciativa do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas com apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal da Saúde, Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Sociedade Pelotense Música pela Música, Associação Coral Santo Antônio, Círculo Operário Pelotense, Grupo Tholl, UNIMED e Extractus Manipulação e Cosméticos.

Publicado em 19/11/2015, na categoria Notícias.