Cerimônia de encerramento da SIEPE será no dia 24

Uma solenidade na próxima terça-feira, dia 24, vai marcar o encerramento da 1ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIEPE/UFPel). A cerimônia, que será momento de entrega de premiações e agradecimentos aos participantes, está marcada para as 19h e ocorre no Auditório da Faculdade de Direito.

A SIEPE congregou o 24º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 17º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), o 2º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 1º Congresso de Ensino de Graduação (CEG).

O CIC teve 1.635 trabalhos apresentados, divididos em nove áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; Engenharias e Multidisciplinar. Na noite de encerramento da SIEPE, serão 27 prêmios concedidos pelo CIC – para os três melhores trabalhos de cada área. O primeiro classificado em cada segmento será convidado para publicar um artigo completo no livro da SIEPE.

No ENPOS foram 800 produções científicas, divididas nas mesmas áreas do conhecimento. Da mesma forma que o CIC, serão 27 premiados e os primeiros em cada área publicarão artigos.

O CEC recebeu 448 trabalhos, com um destaque por categoria, totalizando oito. Desses, três serão premiados e o primeiro lugar receberá o Prêmio de Extensão Aldyr Garcia Schlee. A honraria tem a intenção de reverenciar a trajetória profissional do intelectual, que foi pró-reitor de Extensão, e lança luzes sobre a grandeza do conceito de extensão universitária.

Já o Congresso de Ensino de Graduação, por estar em sua primeira edição, foi concebido como um momento de socialização de trabalhos, sem caráter classificatório. O CEG contou com 316 apresentações, todas de práticas elaboradas dentro da UFPel.

Indissociáveis
Para a vice-reitora, professora Denise Gigante, a realização da Semana Integrada reforçou a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão. Segundo ela, o evento é um estímulo para que cada vez mais ocorra essa conexão. De acordo com a vice-reitora, alguns trabalhos têm ênfases ou origem mais relacionada a um desses três elementos, mas, com a Semana Integrada, o mesmo trabalho pôde ser apreciado em todos esses âmbitos. “Isso possibilita novos olhares em diferentes aspectos”, menciona, observando que a premiação não deve ser o fim do processo, mas uma forma de valorização de produções que se destacaram.

Publicado em 19/11/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.