Bienal receberá o VI Encontro Estadual de Flautistas do RS

11Acontecerá em Pelotas, de 18 a 21 de novembro de 2015, o VI Encontro Estadual de Flautistas do Rio Grande do Sul (VI EEFRS). O evento integra as atividades da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da Universidade Federal de Pelotas. A Abertura Oficial ocorre nesta quarta-feira, às 15h, no Auditório do Bloco 2 do Centro de Artes.

Sob a coordenação de Raul Costa d’Avila e da Classe de Flauta Transversal – CA/UFPel, o VI EEFRS tem como proposta reunir flautistas que atuam no estado do Rio Grande do Sul, e convidados, para discutir, refletir, estudar e apresentar temas pertinentes à música, à flauta transversal e seu mercado de trabalho.

Em conjunto às atividades tradicionais — masterclasses, palestras, oficinas, recitais/ apresentações públicas — o VI EEFRS vai proporcionar uma Mesa Redonda com os flautistas formados pelas três instituições de ensino superior do RS que têm o curso de flauta transversal (UFPel, UFRGS e UFSM), realizar um Evento Cientifico, tendo como tema a “Pedagogia Contemporânea da Flauta Transversal no Brasil: discursos de práticas pedagógicas”, e promover prática de conjunto, através do Coral de Flautas, sob a regência de Tota Portela.

Confira a programação no link http://encontrodeflautistasrs.blogspot.com.br/p/programacao.html.

Convidados

ALEXANDRE EISENBERG
Professor adjunto de flauta e composição da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

AYRES POTTHOFF

Professor no Instituto Metodista de Porto Alegre, desde 2008 apresenta-se por diversos países com o duo norueguês A Corda e os músicos Felipe Azevedo, Daniel Wolff e Rodrigo Alquati.

CLAUDIA NASCIMENTO
Bacharel em Flauta Transversal pela UNESP, integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo 2008-2014.
CLÁUDIA SCHREINER
Professora de flauta doce e transversa no Projeto Prelúdio – Cursos e Oficinas de Música e no Curso Técnico em Instrumento Musical, ambos no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre.

LEONARDO WINTER

Professor de Flauta, música de câmara e do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Flautim na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA

TITA SARTOR
Professor de Flauta da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

TOTA PORTELA
Natural de Salvador / BA, é flautista principal da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia e assistente da Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia.

VALENTINA DALDEGAN

Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, com pesquisa sobre Técnicas Estendidas e música Contemporânea no Ensino de Flauta Transversal para Crianças Iniciantes

RAUL COSTA d’AVILA
Coordenador do VI EEFRS – Pelotas 2015. Professor de flauta da Universidade Federal de Pelotas, desde 1989. Vem participando de vários acontecimentos musicais do país. Graduado pela UFMG, na classe de Expedito Vianna.

Participações Especiais

DANIEL WOLFF

Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Agraciado com bolsas de estudo da CAPES e CNPq, Wolff cursou Mestrado e Doutorado em Música na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque.

JOANA HOLANDA

Professora na UFPEL, é graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestre em Artes pela University of Iowa (2000) e doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com estágio na City University, em Londres.

LÚCIA CERVINI

Doutora em Música pela Unicamp (sob orientação de Jônatas Manzolli), tendo concluído Mestrado pela Unicamp e Bacharelado pela Unesp. Sob apoio da CAPES, realizou Estágio de Doutorado com orientação de Mikhail Malt no IRCAM (FR) e integrou  o Atelier Piano Contemporainda pianista Martine Joste (FR) em Paris.

MARIO ULLOA

Doutor em Música, atualmente é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Graduação e Pós-Graduaçaõ, e, freqüentemente, oferece Master Classes em outras Universidades e instituições musicais nacionais e internacionais.
MAURÍCIO MARQUES
Formado em Violão na Universidade Federal de Pelotas, é compositor, professor de musica, arranjador e instrumentista, com trabalho voltado à música brasileira.

TECA GONDIM
Maria Thereza Pita Gondim (Teca Gondim), pianista, natural de Salvador / BA. Doutora em Piano pela Universidade do Alabama nos EUA (2006-2011), sob orientação de Amanda Penick.

THIAGO COLOMBO
Thiago Colombo de Freitas é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. É bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi orientando do Prof. Dr. Daniel Wolff.

Publicado em 17/11/2015, na categoria Notícias.