Aluna da UFPel é finalista de Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

foto_MarcelleMarcelle Martins Vargas, aluna do sexto semestre do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está entre os oito finalistas ao Prêmio Jovem Pesquisador 2015 Edição Professor Robin Clarke. A distinção é promovida pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos como forma de reconhecer e valorizar jovens talentos e mostrar para a comunidade os trabalhos que se destacaram no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH). A aluna da UFPel é a única estudante de graduação dentre graduados, mestres e doutores indicados ao Prêmio.

O SBRH, que neste ano ocorre entre 22 e 27 de novembro em Brasília, é o maior evento nacional na área de recursos hídricos. No encontro, estudantes, pesquisadores, técnicos, profissionais, usuários, gestores e tomadores de decisão podem compartilhar conhecimentos e experiências, fazer parcerias, gerar novos negócios, construir soluções e fazer novos amigos.

Foram 1.162 trabalhos completos submetidos ao SBRH 2015, dos quais cerca de 600 passaram por algumas rodadas de avaliações e apenas oito foram indicados para a terceira fase. Nessa etapa, uma nova banca examinadora irá determinar os três finalistas, os quais irão apresentar seus trabalhos em sessão plenária durante o evento.

Marcelle recebeu destaque pelo trabalho intitulado “Técnicas de inteligência artificial para regionalização hidrológica: uma análise da Q90 no Rio Grande do Sul”. O estudo foi realizado pelo Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas. O trabalho conta com uma parceria entre professores e alunos de diferentes instituições.

A estudante é bolsista de iniciação científica junto ao Laboratório de Hidrologia e Modelagem Hidrológica sob a orientação do professor Samuel Beskow, desenvolvendo atividades de pesquisa desde 2013.

Segundo o orientador, a indicação de Marcelle ao Prêmio destaca a UFPel junto a importantes instituições, como Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UnB), no cenário nacional de recursos hídricos. Além disso, destaca o docente, demonstra o importante papel da UFPel no que concerne ao apoio à iniciação científica e à participação de alunos em eventos científicos.  “Fortalece a formação de recursos humanos qualificados, os grupos de pesquisa, o desenvolvimento da ciência e da inovação tecnológica e os cursos de graduação e pós-graduação da instituição”, salientou.

Saiba mais sobre o Prêmio aqui.

Equipe
Além de Marcelle, integram a pesquisa o professor Samuel Beskow, do curso de Engenharia Hídrica da UFPel; o estudante de pós-graduação em Computação Leonardo de Lima Corrêa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); o professor Matheus Fonseca Durães, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a estudante de pós-graduação em Recursos Hídricos da UFPel, Tamara Leitzke Caldeira; o professor Carlos Rogério de Mello, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA); e o professor Marilton Sanchotene de Aguiar, do curso de Ciência da Computação da UFPel.

Publicado em 17/11/2015, na categoria Notícias.