Mestrado Profissional em Saúde da Família é aprovado

O Mestrado Profissional em Saúde da Família, curso em Rede Nacional que conta com a liderança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso será oferecido já a partir de 2016.

20 instituições de ensino superior brasileiras dividirão um programa comum para formar docentes e pesquisadores na área de saúde da família. Conforme o coordenador interinstitucional do mestrado, professor Luiz Facchini, trata-se de um marco histórico para o Brasil na formação no segmento. “São mais de 40 mil equipes de saúde da família e não havia curso para formar docentes que pudessem trabalhar com os futuros profissionais”, destacou.

De acordo com Facchini, com a conquista, a UFPel firma-se como protagonista na área de saúde. A Universidade liderou o processo junto da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que coordenou o trabalho das 20 universidades. As instituições compartilharão o programa curricular e a estrutura pedagógica do curso, respeitadas as particularidades de cada local. A ênfase pedagógica será fundamentalmente em educação a distância, com diversos encontros presenciais durante os 24 meses de curso. “Há muitos concursos na área de saúde pública e expansão da saúde da família no Brasil. Até mesmo quem já tem mestrado ou doutorado poderá candidatar-se ao mestrado profissional para qualificar-se nesse segmento”, explicou.

A previsão é de formar, em um primeiro momento, cerca de 200 pessoas. Outras instituições de ensino também deverão se associar à proposta.

Publicado em 16/11/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.