A Arte e a Cidadania tomam conta da cidade. Começou a I Bienal

DSC_0407Os campi da UFPel e diversos pontos da cidade já recebem, desde o começo da tarde deste domingo (15), as atividades artísticas da I Bienal Internacional de Arte e Cidadania, realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec) da UFPel. O evento, que vai até o dia 22, abre espaços de expressão para manifestações artísticas das mais diversas; une atividades que ligarão ensino, pesquisa e extensão; consolida o Plano de Cultura da UFPel e promove a cidadania, através da inserção extensionista nas comunidades.

A maior concentração dos mais de 200 eventos que compõem a Bienal ocorre no Espaço Cultural da UFPel, antiga Brahma, complexo hoje pertencente à Universidade.

DSC_0349A abertura oficial ocorreu na noite deste domingo, logo após a inauguração da nova Livraria e da apresentação musical do projeto Ponto a Punto (foto). Durante o cerimonial, os personagens símbolo da Bienal, Gramero e Flor, foram apresentados à comunidade.

DSC_0822Para o reitor Mauro Del Pino, falando na abertura também em nome da vice-reitora Denise Gigante, a Bienal cumpre com os objetivos de reforçar a ideia que a Universidade é da comunidade e nela deve estar inserida cada vez mais; de criar no Espaço de Cultura um centro de convivência e de interrelacionamento com a cidade, com o Estado e com o País; e de colocar a UFPel no “Centro de uma Outra História” e num processo de quebra de muros com a sociedade.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, disse que o momento era de celebração da arte, da cultura e da cidadania.  O coordenador de Arte e Cultura da Prec, Carlos Alberto Oliveira, comemorou a articulação e o comprometimento da equipe de coordenadores dos eventos que formam a Bienal. Os coordenadores apresentaram as programações de seus eventos, nas áreas de música, dança e cinema, entre outras.

Presente no encontro, o representante do Comitê de Fronteira Brasil Uruguai, Ricardo Almeida, referiu-se às mais de 20 ações culturais desenvolvidas pelo Comitê e destacou que a UFPel é parceira em muitas delas.

“Um importante exemplo dado pela Universidade”. Assim o representante do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos, qualificou a Bienal, sublinhando as políticas para as zonas de fronteira construídas pelo Governo Federal no continente Latino-Americano. “O Ministério da Cultura será sempre parceiro em iniciativas como esta”, afirmou.

Latinidades

A primeira edição da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da UFPel traz o tema “Latinidades” para intervenções artísticas, apresentações e debates. A ideia é colocar a arte enquanto expressão da cidadania, trazendo a oportunidade de a comunidade poder encontrar e refletir sobre a produção cultural.

E como uma forma de marcar essa interação, e incentivá-la no âmbito do patrimônio, a abertura dos portões do Espaço Cultural da UFPel é uma das marcas dessa Bienal. Porém, outros espaços da cidade também recebem as atividades, como unidades da UFPel, o próprio entorno da Brahma e o largo do Mercado.

Confira todos os detalhes em http://wp.ufpel.edu.br/bienalufpel/  e a programação completa em  http://portal.ufpel.edu.br/wp-content/uploads/BIENALPROG_COMPLETO.pdf .

Publicado em 16/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.