Ponto a Punto é atração na abertura da Bienal

ponto_a_puntoA Bienal de Arte e Cidadania da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) começa oficialmente neste domingo, dia 15. Mas a efervescência cultural já começou. Desde o início da semana já estão circulando por Pelotas os cinco artistas convidados do projeto Ponto a Punto: Intercâmbio Cultural – Diálogos Internacionais. Eles serão atrações da cerimônia de abertura do evento.

Em visita à Universidade, eles falaram sobre suas trajetórias e a expectativa em reunir diferentes habilidades, experiências e percepções. Maria Victoria Saavedra, cantora colombiana; Nico Reyes, guitarrista chileno; Carlos Carty, flautista peruano; Patricio (Pato) Smink, percussionista, produtor musical e DJ argentino; e Juan Prada, pianista, maestro e arranjador nascido em Cuba e residente no Uruguai estarão reunidos. Um desafio e um deleite para artistas que sequer se conheciam antes.

O grupo está em Pelotas para a residência artística e fica em Pelotas até o dia 22. Além de participar da Bienal de Arte e Cidadania da UFPel em diferentes momentos, eles têm como atividades um encontro com o movimento hip-hop e com a comunidade quilombola da Vila Torrão, em São Lourenço do Sul. Os cinco participam, ainda, em ações de trocas de saberes e composições em grupo. Eles irão transitar pelas principais etapas da produção musical, refletir sobre questões estéticas e artísticas, entender os mecanismos técnicos de gravação, mixagem e masterização, e gerar composições específicas desse encontro, no intuito de criar um grupo que tenha uma visão moderna e sustentável dos novos e revolucionários processos por qual passam a música e seu mercado na contemporaneidade.

O Ponto a Punto trabalha com a proposta de ampliação de saberes e trocas de experiências no âmbito da cultura e das artes por meio de intercâmbio de artistas de diferentes países de América Latina. As áreas de prioridade são audiovisual, música e a cultura digital. Mas, também pode envolver artes cênicas, comunicação alternativa, patrimônio cultural, museus, com foco na ampliação da relação e situação de fronteiras geográficas e culturais com a UFPel.

Troca
Para os integrantes do Ponto a Punto, o mais importante da participação é o contato direto com outros artistas e a experiência criativa que resulta daí. “Esse contato de culturas distintas é único. Cada um tem sua própria identidade e a troca com diferentes expressões de arte origina uma mescla maravilhosa”, disse o maestro Juan Prada. Segundo ele, uma das maiores expectativas são as combinações de novas sonoridades – já que, por exemplo, um deles trabalha com música eletrônica. Um projeto futuro, adiantou, deverá surgir da experiência, inclusive com a possibilidade de gravação de um CD.

Acompanhe de perto
Os cinco integrantes do Ponto a Punto apresentam-se na abertura da Bienal de Arte e Cidadania, no domingo (15), às 19h30min, no Espaço Cultural da UFPel (antiga Cervejaria Brahma). No dia 21, sábado, haverá show com gravação, no mesmo local, às 19h.

Veja mais informações sobre a Bienal aqui.

Publicado em 13/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.