Começou o 7º Seminário da Consciência Negra

Iniciou na noite desta quinta-feira (12), e vai até a segunda-feira (16), o 7º Seminário da Consciência Negra de Pelotas (Seconep), realização do Grupo Design, Escola e Arte (DEA) da UFPel. Durante o período, ocorrem palestras, debates, atividades artísticas e culturais, não somente nas dependências da Universidade, como o Casarão 8, mas também na comunidade, como o Clube Chove Não Molhe e praças da cidade.

Nesta edição, os homenageados são o músico Giba Giba, falecido em 2014, representado na abertura do encontro pelo seu filho Eduardo Nascimento; o pintor e escultor Elvandir Caldeira, o Vandico; e o jornalista e radialista Carlos Machado.

DSC_9433Nos atos de abertura do Seminário, a coordenadora do evento, Carolina Gomes, ressaltou o trabalho do Grupo DEA na realização do 7º Seconep e as atividades de reflexão e de discussão a serem feitas, não só sobre a cultura negra, mas também sobre os problemas sociais.

Já o reitor Mauro del Pino saudou a consolidação do evento com temas importantes. “Os debates não se restringem à Universidade, formam um diálogo com os movimentos sociais e com a cidade. Tudo para que se concretizem as transformações que desejamos”, sublinhou.

DSC_9460O reitor lembrou as políticas afirmativas postas em prática na UFPel, com a oferta de cotas e de vagas especiais para quilombolas e indígenas. Del Pino anunciou que serão abertas mais dez vagas para estes segmentos no ingresso de 2016. Falou ainda sobre o Fórum Social da Universidade, entidade em estruturação e que já reúne 22 movimentos sociais, cuja missão é pautar a UFPel nas suas políticas de pesquisa e de extensão, de acordo com as necessidades da sociedade. “Queremos lançar editais que atendam aos temas definidos pelo Fórum”, contou o reitor.

Também em sua manifestação, o dirigente da Universidade informou a plateia sobre o Programa Ação Docente, recentemente lançado pela Pró-Reitoria de Graduação, já com atividades em andamento, que trabalha assuntos, especialmente com os professores ingressantes, como questões de gênero e de etnia.

Confira a programação do 7º Seconep clicando na imagem abaixo.

progamação jpg

Publicado em 12/11/2015, na categoria Notícias.