Tem início a Semana Acadêmica da Medicina

DSCN0435Na noite da última segunda-feira (9), no auditório da Faculdade de Medicina, ocorreu a cerimônia de Abertura da 33ª Semana Acadêmica do curso de Medicina. Com o tema “Medicina Além da Graduação” o evento discute durante a semana assuntos poucos explorados e discutidos em sala de aula, como o aborto, a eutanásia, a medicina alternativa e o transplante de órgãos.

A diretora da FaMed, Vera Maria Silveira, destacou a importância do evento, enfatizando que a organização foi inteiramente dos alunos, inclusive o tema. Vera também apontou a importância de eventos como este acontecerem, pois foge do habitual da graduação. “Para os alunos que estão começando é a oportunidade de desfrutar de um evento diferente da sala de aula”, conta.

Anna Flávia Brotto, aluna do 8° semestre e integrante do Diretório Acadêmico Naum Keiserman (DANK), conta que a escolha do tema foi decidida em grupo, através de reuniões. A estudante também destaca a importância dos estudantes buscarem desde a graduação espaços de discussões, buscando se posicionar em relação a estes temas. “É importante discutirmos os diversos assuntos, pois quando tivermos o contato com a sociedade fora da Universidade vamos nos deparar com situações que precisaremos nos posicionar em relação às diferentes situações”.

A semana acadêmica continua até o dia 13, com apresentações de trabalhos, palestras e mesas redondas.

Programação durante a semana:

Dia 10/11:

Palestra 1- Eutanásia, com Vanderlei Motta

Palestra 2- Tratamento paliativo

Palestra 3- A morte no serviço de emergência, com Mônica de Moura Mendes

Dia 11/11:

Palestra 1- Panorama atual da acupuntura, com Patrícia Zillig

Palestra 2- Homeopatia e Alopatia, o baseado em casos clínicos, com César Figueiredo Forte

Palestra 3- Maconha medicinal, com Douglas Engelke

Dia 12/11:

Palestra 1- O médico que somos é o melhor que podemos ser?, com José Camargo

Palestra 2- Mastectomia profilática: a escolha de Angelina Jolie, com Felipe Zerwes

Palestra 3- Cirurgia Bariátrica, com Félix dos Santos

Dia 13/11:

Palestra 1- O que os livros não contam, com Enrique Saldanha

Palestra 2- Obrigatoriedade do serviço militar, com Roberto Robaldo

Palestra 3- Pós-graduação stricto sensu para o médico, com Iná Santos

Publicado em 10/11/2015, nas categorias Eventos Acadêmicos, Notícias.