FORPLAD reelege Pró-Reitor da UFPel

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD) realizou sua quarta e última reunião do ano em Ouro Preto, nos dias 3, 4 e 5 deste mês. Na ocasião, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luiz Osório Rocha dos Santos, foi reeleito coordenador da Comissão de Planejamento e Avaliação.

Nessa reunião, também foram eleitos Tomás Dias Sant’Ana, da Universidade Federal de Alfenas, como coordenador nacional (reeleito); Nidia Majerowicz, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, como coordenadora da Comissão de Administração (reeleita) e Alda Maria Sanches, da Universidade Federal do ABC, como coordenadora da Comissão de Modelos.

A Comissão de Planejamento e Avaliação do FORPLAD, coordenada pelo Pró-Reitor da UFPel, tem sua ação centrada em sete Grupos de Trabalho (GTs), dos quais participam 71 dirigentes, e que tratam dos seguintes temas: Indicadores; Gestão de Processos; Modelo de Integração entre Planejamento e Orçamento; Taxa de Sucesso, Evasão e Retenção nas Universidades Federais; Análise das Estruturas Organizacionais das áreas de Planejamento e Avaliação nas Universidades Federais; Avaliação como Instrumento de Planejamento e Relação Universidade-Sociedade, com foco na institucionalização do processo de identificação e acolhimento das demandas sociais pelas Instituições Federais de Ensino Superior.

O GT Indicadores está em fase de conclusão de seu trabalho, com a oferta de 184 indicadores para os temas Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão, Gestão de Pessoal, Infraestrutura, Inovação, Orçamento e Transversais, sendo que estes últimos tratam de diferentes temas.

Os demais GTs deverão concluir seus trabalhos ao longo de 2016.

A UFPel sediará a próxima reunião do FORPLAD, em 2016. O evento reúne aproximadamente 120 dirigentes das Universidades Federais.

Publicado em 09/11/2015, na categoria Notícias.