UFPel terá maratona de programação

Desenvolvedores e designers vão virar a noite de maneira criativa e divertida no fim de semana dos dias 21 e 22. Trata-se do Code Arena, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e que busca, em uma maratona, criar, de forma colaborativa, um programa computacional para resolver um problema interessante.

Os participantes, em especial estudantes de Ciência da Computação e Design, reunirão suas habilidades e conhecimentos específicos para dar forma a um software pensado para responder a uma problemática que será sugerida pela própria comunidade. Quem tiver uma ideia boa para resolver um problema pode sugerir à organização do evento até o dia 10. As melhores ideias serão escolhidas para serem desenvolvidas pelas equipes participantes do evento.

O tema para sugestão de projetos é livre, mas serão avaliados impacto, criatividade, inovação e viabilidade da sugestão. Para sugerir, não é necessário fazer parte das equipes concorrentes, mas há possibilidade de acompanhar o desenvolvimento.

Nos dias 18 e 19 haverá a inscrição dos participantes. No dia 20, apresentação das equipes, protótipos dos projetos e palestras para, no dia 21 – sábado pela manhã – começarem os trabalhos. Não há restrição quanto à linguagem de programação a ser utilizada.

A “virada” de programação será acompanhada por professores e profissionais convidados, que serão os mentores dos times. Conforme uma das integrantes da comissão organizadora, a pós-doutoranda Daniela Brauner, a maratona promete ser um espaço descontraído e divertido – e não vão faltar pizzas, snacks e café.

O evento dura 36 horas e será realizado em um ambiente ainda a ser estabelecido. Da mesma forma, a premiação será divulgada em breve.

A experiência poderá render aos participantes vivências de trabalho em equipes multiprofissionais e de criação, em tempo limitado, de um produto funcional – como ocorre em um ambiente real de uma empresa.

De acordo com o que for produzido, pode haver possibilidade de fomento.

Publicado em 06/11/2015, na categoria Notícias.