UFPel sedia 2º Fórum de Ações Afirmativas

De 9 a 11 de novembro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será um espaço de escuta e diálogo entre gestões de instituições de ensino superior federais durante o 2º Fórum de Ações Afirmativas. O encontro, que é itinerante, terá a presença do secretário nacional das Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Cidadania, Ronaldo Crispim Sena Barros.

O evento é construído coletivamente e teve a UFPel escolhida como local por ser uma Universidade que vem consolidando as ações afirmativas e pela forte presença negra no município. Hoje, 50% das vagas da UFPel são para ações afirmativas e neste ano a Universidade instituiu um processo seletivo específico para quilombolas e indígenas.

Segundo uma das organizadoras, professora Georgina Nunes, o Fórum irá pensar aspectos para além do acesso – permanência, monitoramento e avaliação. O espaço de discussão será uma forma, também, de potencializar o entendimento do esforço coletivo para essas conquistas. “Devemos chamar a atenção da sociedade civil para essas questões e a Universidade tem papel preponderante nisso”, observou.

O evento começa de forma especial: com um passeio pelo Centro Histórico de Pelotas e as charqueadas – uma maneira de registrar o papel do negro na construção da cidade e evidenciar a necessidade de ações reparativas. O passeio inclui também uma visita à Biblioteca Negra do Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo.

A abertura do Fórum estará a cargo do secretário Ronaldo Barros, que falará sobre Permanência, Monitoramento e Avaliação. As mesas de discussão reunirão gestores de universidades e institutos federais e trabalharão as especificidades da Lei 12.711, que dispõe sobre as cotas. Na parte da manhã, Grupos de Trabalhos irão se reunir.

Das 17 instituições federais da região Sul, 12 já confirmaram presença e elaboraram discussões preparatórias ao Fórum, debatendo suas realidades.

Apesar de ser direcionado aos gestores das instituições, o Fórum reserva vagas para estudantes, pesquisadores e movimentos sociais. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site wp.ufpel.edu.br/iiforumacoesafirmativas, onde também está disponível a programação completa do evento.

Publicado em 06/11/2015, na categoria Notícias.