Região do Anglo recebe programa de preservação do patrimônio
O Programa de Preservação do Patrimônio Cultural da Região do Anglo está sendo desenvolvido nos bairros da Balsa e Navegantes I,II e III, região de periferia de Pelotas, nas margens do canal de São Gonçalo, local fortemente marcado pela ocupação histórica. Ali se localizaram, durante o século XIX e inicio do XX, diversas Charqueadas, sendo que algumas sedes destas, ainda, permanecem como testemunhos arquitetônicos dessa atividade, formando um conjunto patrimonial de significativa importância para a cidade e para o Estado.
Este programa de extensão, contemplado com o edital PROEXT 2015, é desenvolvido por professores do Bacharelado em Museologia e por alunos de diferentes cursos de graduação – Antropologia, Cinema, Museologia, Geografia, Sociologia, entre outros, em conjunto com a população vizinha ao campus Anglo da Universidade. Essa população se caracteriza por grandes dificuldades econômicas e sociais e pela situação de violência e consumo de drogas.
A partir da intervenção das Associações de Moradores do bairro e da Central Única de Favelas (CUFA), a Universidade foi chamada a discutir a proposta de criação de um projeto envolvendo as memórias e histórias locais.
Desta forma, uma das linhas do programa é o projeto de coleta de histórias de vida de moradores, onde se busca observar a problemática relação entre o espaço e a vida social, procurando saber como se constitui essa significação do bairro entre os diferentes sujeitos sociais.
No caso em particular desses bairros, a demolição dos grandes conjuntos fabris e instalação de um campus universitário coloca a questão de novas fraturas identitárias e a problemática reconstrução pessoal.
Assim, a valorização das histórias de vida e testemunhos como documentos de história e transmissão de conhecimentos pode vir a se constituir num importante elemento de positivação das identidades e construção de espaços memoriais.
O acesso aos depoentes tem se dado através dos moradores mais antigos e de instituições como o CRAS São Gonçalo neste último estamos trabalhando desde 2013, com atividades com grupos da terceira idade, as primeiras atividades foram realizadas com um grupo misto e, em 2015 passamos a trabalhar com um de mulheres, ao total são 17 mulheres, que se autodenominam de grupo “Amigo de Fé”.
Foram realizadas 11 entrevistas que estão sendo trabalhdas para a edição de um video e a publicação de um catalogo sobre o patrimônio cultural da região. No dia 5 de novembro, foi encerada as atividades de gravação das entrevistas com a realização de um encontro no CRAS onde foi apresentado para as senhoras e para a equipe da instituição a primeira montagem do vídeo, onde estão registradas os seus depoimentos de como é sua vida no bairro, conjuntamente a esta apresentação foram oferecidos cortes de cabelo e sobrancelha pelo Centro Profissionalizante Metamorphose (profissionais Roberta Silva, Thailise Gonçalves e Rejane Tavares e a aluna Raiane Maia) e um café organizado pelos bolsistas do programa com o auxilio de Rudi Bonow, Padaria Popular, Padaria Art`Pão e Curso Fera. Todas as atividades da tarde foram registradas para serem adicionadas a finalização do video que será entregue a comunidade até o final de novembro, com apresentações em diversos locais da cidade.
Professores:
Noris Leal (coordenadora)
Sarah Maggitti (coloaboradora)
Museólogo responsável:
Matheus Cruz
Bolsistas
Andruz Vianna
Arlindo Américo Tavares Martins Junior
Lucia Helena Fialho Pereira da Silveira
Nicole Pereira Xavier
Marcia Nogueira.