Professor da UFPel participa da coordenação de Concurso Latino-Americano

Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizado o 1º Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu), na cidade de Maceió, Alagoas. O professor Cristian Cechinel, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi um dos organizadores.

O concurso foi realizado no contexto do 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação e da 10ª Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (http://ic.ufal.br/evento/cbie_laclo2015/eventos.html). Também eram coordenadores a professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Juliana Cristina Braga, e Thiago José Tavares Ávila, do Governo do Estado de Alagoas/Universidade Federal do Alagoas (UFAL).

O Apps.Edu recebeu um total de 63 submissões, sendo que dessas, 55 foram aceitas para apresentação. Em ambas as categorias (produtos e protótipos) foram apresentados softwares educacionais dos mais variados tipos, como jogos, objetos de aprendizagem, plataformas educacionais, aplicativos móveis, sistemas tutores inteligentes, e recursos educacionais abertos provenientes de quatro países: Brasil, Colômbia, Portugal e México.

De acordo com o professor Cechinel, o Apps.Edu teve como um dos principais objetivos estimular a inovação, o empreendedorismo e a geração de oportunidades de negócios na área de tecnologias educacionais, tendo batido o recorde de submissões até então recebidas em um evento desse tipo dentro das comunidades de informática na educação brasileira e latino-americana.

A organização do Apps.Edu iniciou no mês de março e contou também com a participação dos acadêmicos de Ciência da Computação da UFPel Luan Einhardt, Rafael Silveira, Felipe da Silva Costa e Felipe Selestrino Motta, que auxiliaram na instalação e avaliação do funcionamento dos softwares na etapa classificatória.

Os ganhadores do concurso Apps.Edu foram premiados com notebooks e tablets no dia 28 de outubro. São eles:

Categoria Protótipo

• 1º lugar – “TeachingHand” (Alagoas) – Software para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, como segunda língua, para crianças surdas dos níveis fundamentais I e II.
  • 2º lugar – “GLPSobControle” (São Paulo) – Jogo para Treinamento do protocolo operacional de controle de vazamento de gás de cozinha.
  • 3º lugar – “ACComplex” (Alagoas) – Aplicativo para Aprendizagem de Análise de Circuitos em Corrente Alternada.

Categoria Produto

• 1º lugar – “ABC Autismo” (Alagoas) – Aplicação Mobile para Auxiliar no Processo Alfabetizador de Crianças com Autismo.
  • 2º lugar – “Sigma Enquete” (Pernambuco) – Solução para aplicação de exercícios de avaliação objetiva e votações em sala de aula.
  • 3º lugar – “Primeiro Herói” (São Paulo) – Sistema de Recomendação de Atividades Integradoras para engajamento dos Pais na Educação dos Filhos.

Mais informações sobre o Apps.Edu podem ser obtidas nos seguintes links:

Grupo do evento da Comissão Especial de Informática na Educação (CBIE) no Facebook (contém os vídeos das apresentações dos finalistas): https://www.facebook.com/groups/cbielaclo2015/

Publicado em 06/11/2015, na categoria Notícias.