Pelotas recebe o Festival Internacional de Cinema da Fronteira

festival_cinemaO Festival Internacional de Cinema da Fronteira expande‐se e chega à sua sétima edição com as mostras competitivas de longas-metragens, curtas internacionais, universitários e regionais, e ocorrerá pela primeira vez também na cidade de Pelotas. O Festival será realizado de 19 a 21 de novembro, na Sala de Cinema Digital da Universidade Federal de Pelotas (Cine UFPel).

Produzido pela Anti Filmes, tendo como diretor artístico o cineasta bageense Zeca Brito e a produtora Moviola Filmes, e como produtor executivo o cineasta pelotense Rafael Andreazza, o Festival, em suas seis primeiras edições, ocorreu na cidade de Bagé.

O Festival em Pelotas inicia no dia 19, no Cine UFPel, onde serão realizados o fórum O Papel Social do Cinema e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Internacionais, exibida em rede para várias salas de cinema no Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

De 19 a 21 de novembro, serão promovidas diversas mesas de debates sobre temas relacionados ao audiovisual na contemporaneidade, como Roteiro Latino-Americano, Filmes de Países Africanos de Língua Portuguesa e Os Curtas Nacionais sob o Olhar da Crítica.

O Fórum contará com presença do crítico, ator e teórico Jean-Claude Bernardet, da professora de roteiro de Cuba Xenia Rivery, da Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV), do cineasta Luiz Rosemberg Filho, entre outros.

Por meio de parceria com a UFPel, o Fórum O papel Social do Cinema é coordenado pela professora Cíntia Langie e a equipe é composta por professores, técnicos e estudantes dos Cursos de Cinema. A atividade integra a programação da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da UFPel e a programação na íntegra será divulgada em breve. O evento é aberto à comunidade e tem entrada franca.

Os integrantes do Fórum seguirão para Bagé, onde realizam atividades durante todo o período do Festival, que segue na cidade de Bagé de 23 a 28 de novembro, com as mostras de longas, curtas universitários, mostras regionais e diversas atividades de formação como a mostra escola, oficinas, palestras, debates, com grande mobilização da comunidade. No dia 28 há a cerimônia de encerramento e a premiação. A Programação completa está disponível no site do evento.

São instituições colaboradoras do Festival a Prefeitura de Bagé, a Associação Pró-Santa Thereza, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade da Região da Campanha (URCAMP), a Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas (financiamento do Edital de Eventos) e a UFPel.
Festival Internacional de Cinema da Fronteira em Pelotas
Quando?
Dias 19, 20 e 21 de novembro
Fórum O Papel Social do Cinema – Das 14h às 20h45min
Mostra de Curtas Internacionais – Às 21h
Onde?
Cine UFPel
Rua Lobo da Costa, 447, Pelotas (Cine UFPel, Lagoa Mirim)

PROGRAMAÇÃO:
Dia 19 de novembro, quinta-feira
Tarde: 14h às 16h45min
FÓRUM MESA 01: ABERTURA Fórum “O Papel Social do Cinema”
Convidados: Luiz Rosemberg Filho, cineasta; Cláudia Turra, antropóloga visual e professora da UFPel e Regina Zauk, cineclubista e professora do IFSul
Mediação: Guilherme da Rosa, professor do curso de Cinema da UFPel
Tarde: 17h às 18h45min
FÓRUM MESA 02: Diálogos Binacionais; Projeto diz Aí Fronteiras – Canal Futura
Convidada: Zilda Piovezan, jornalista e agente comunitária do Canal Futura
Mediação: Sandra Vieira, Pró-Reitora de Cultura do IF-Sul
Noite: 19h às 20h45min
FÓRUM MESA 03: A crítica de cinema e os curtas-metragens brasileiros
Convidado: Cid Nader, crítico de cinema e curador do Festival de Cinema da Fronteira
Mediação: Lanza Xavier, professora do Curso de Cinema da UFPel
Noite: 21h
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS
Dia 20 de novembro, sexta-feira
Tarde: 14h às 16h45min
FÓRUM MESA 04: Panorama sobre o Cinema dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): Guiné-Bissau, um caso de estudo – Com projeção do filme “Kadijike”, de Sana Na N’Hada
Convidada: Carla Henriques (Portugal), jornalista e curadora do Festival de Cinema da Fronteira
Mediação: Zeca Brito, cineasta e diretor do Festival de Cinema da Fronteira
Tarde: 17h às 20h
FÓRUM MESA 05: Diálogos sobre Roteiro Latino-Americano
Convidados: Xenia Rivery (Cuba), professora de roteiro da EICTV/Cuba e Lucas Paraizo, roteirista e professor de roteiro da PUC/RIO
Mediação: Cíntia Langie, cineasta e professora de roteiro do curso de Cinema da UFPel e Rafael Andreazza, roteirista e produtor executivo do Festival de Cinema da Fronteira
Noite: 21h
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS
Local:

Publicado em 06/11/2015, na categoria Notícias.