UFPel terá 3ª Jornada da Diversidade Sexual

Temáticas vinculadas a questões de gênero, diversidade e sexualidades estarão em foco na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de 10 a 13 de novembro. A 3ª Jornada da Diversidade Sexual terá mesas-redondas, apresentações de trabalhos, palestras, minicursos, debates com movimentos sociais LGBTs e momentos culturais.

Estarão em evidência assuntos como representações de gênero em livros didáticos; gênero, sexualidades e justiça social; processos pedagógicos e feminismo; orientação sexual e afetiva; identidades sexuais e de gênero no cinema. Também serão pontos de debate discursos de ódio, violência de gênero e homofobia.

Estão programadas, ainda, um debate com representantes de movimentos sociais LGBTs e coletivos que trabalham com a questão de gênero em Pelotas e região e uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores sobre Homofobia.

A mesa de abertura será às 19h do dia 10, com o tema Juventude, sexualidades e educação. Participarão a integrante do Conselho Nacional LGBT e coordenadora  estadual de  Diversidade  Sexual  da  Secretaria de  Justiça  e dos Direitos  Humanos, Marina Reidel, o escritor e roteirista Ismael Canapelle e o professor de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Renato Duro Dias. A atividade será realizada no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB), na rua Benjamin Constant, 1.359.

As inscrições para a Jornada podem ser feitas tanto no local do evento quanto pelo e-mail jornadadiversidade2015@gmail.com. O investimento é de R$ 5,00, com direito a certificado.

Veja mais informações na página do evento no Facebook.

Programação:

10 de novembro, terça-feira

Manhã: 8h30min – 11h30min

Minicurso 1: Gênero e Educação: representações de gênero em livros didáticos
Local: ICH-UFPel (Rua Alberto Rosa, 154) – Auditório da FAE, sala 352 (3º andar)

Tarde: 14h – 17h30min
Minicurso 2: Gênero, sexualidades e justiça social: diálogos transdisciplinares

Minicurso 3: Os processos pedagógicos realizados através do feminismo: desconstruindo a educação sexista
Local: ICH-UFPel (Rua Alberto Rosa, 154) – Laboratório de Ensino de História, sala 130 (térreo)

ABERTURA – Mesa-redonda: Juventude, sexualidades e educação
Convidados/as:
Profa. Marina Reidel (Integrante do Conselho Nacional LGBT / Coordenadora  estadual de Diversidade  Sexual  da  Secretaria de  Justiça  e dos Direitos  Humanos do RS / Mestre em Educação/UFRGS)
Ismael Canapelle (escritor e roteirista, autor dos livros “Música para ouvir quando as luzes e apagam” e “Os famosos e os duendes da morte”)
Prof. Dr. Renato Duro Dias (Direito/FURG)

11 de novembro, quarta-feira

Manhã: 8h – 9h30min
Minicurso 4: Gênero, Linguagem e Educação
MANHÃ: 10h – 11h30min

Minicurso 5: Orientação sexual e afetiva: análise crítica do conceito de orientação sexual e sua aplicação em pesquisas empíricas

Minicurso 6: Identidades sexuais e de gênero no cinema: propostas para o desenvolvimento do tema na escola

Tarde: 14h
Debate com representantes de movimentos sociais LGBTs e coletivos que trabalham com a questão de gênero em Pelotas e região
Associação LGBT de Pelotas – Leo Beone
Também – Grupo pela livre expressão sexual – Marcos Ronei Fernandes / Fabiano Pretto Neis
Giamarê Frente Feminista de Pelotas – Daniele Rehling
ONG Vale a Vida – Juliano Barbosa
Coletivo Auto-Organizado de Mulheres da UFPel – Betina Torriani e Caroline Matoso

Audiência Pública na Câmara de Vereadores sobre Homofobia
Local: Câmara de Vereadores de Pelotas (Rua 15 de Novembro, 207)

12 de novembro, quinta-feira

Manhã: 8h – 9h30min
Minicurso 4: Gênero, Linguagem e Educação

Manhã: 10h – 11h30min

Tarde: 14h
Comunicações
Local: ICH-UFPel (Rua Alberto Rosa, 154)
Sala 1: Auditório da FAE, sala 352 (3º andar)
Sala 2: Laboratório de Ensino de História, sala 130 (térreo)

Noite: 19h
Mesa-redonda: Discursos de ódio, violência de gênero e homofobia
Convidados/as:
Ediane Oliveira (Jornalista / Maria Bonita Comunicação)
Prof. Dr. Marcio Rodrigo Vale Caetano (Instituto de Educação/FURG)
Prof. Dr. Jean Baptista (UFG)

13 de novembro, sexta-feira
Manhã: 8h30min
Aula aberta – Teoria Queer
Ministrantes: Fernando de Figueiredo Balieiro (Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPel, Pesquisador do QUERERES – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade (UFSCar), Marcus Spolle (Coordenador do Núcleo Interseccionalidades de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade – UFPel)

Tarde:
Comunicações
Local: ICH-UFPel (Rua Alberto Rosa, 154)
Sala 1: Auditório da FAE, sala 352 (3º andar)
Sala 2: Laboratório de Ensino de História, sala 130 (térreo)

Noite:
19h – Apresentação Teatral – Fragmento VII – Identidade Gay / Você Sabe Quem Cia de Teatro

20h30min – Buteco da Filosofia
Tema – TRANS: histórias, ativismo e afirmação de direitos
Convidados/as:
Prof. Fábio Vergara Cerqueira (ICH/UFPel)
Prof. Hudson de Carvalho (Psicologia/UFPel)
Acadêmica Marcia Monks Jaekel (Curso de Teatro/UFPel)
Local: Bar do Zé (Rua Conde de Porto Alegre, 201)

Publicado em 05/11/2015, na categoria Notícias.