UFPel recebe 13 professores efetivos

posse_novosA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, na manhã desta quarta-feira (4), uma cerimônia de posse coletiva para 13 novos professores efetivos. Mais 29 docentes também ingressarão no quadro da Universidade nos próximos dias.

Os novos professores foram acolhidos pelo reitor Mauro Del Pino. Ao dar as boas-vindas, o dirigente da Universidade falou sobre a estrutura da Instituição, seu papel, novidades, oportunidades e desafios da carreira docente. Para exemplificar, o reitor mencionou o salto do número de estudantes de 8 mil para 19 mil, motivado pelo programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), expansão ao mesmo tempo não acompanhada pela infraestrutura. “Temos a expectativa de suprir isso em breve, para que todas as unidades tenham as necessidades adequadas”, disse.

Del Pino ressaltou, também, a carreira docente como uma das profissões mais ousadas e de maior possibilidade de realizações. “O professor forma profissionais e propicia a produção de conhecimento e inovação, colaborando fundamentalmente para o desenvolvimento do país”, destacou.

A vice-reitora, professora Denise Gigante, falou aos novos professores sobre a proposta do Plano de Atividade Docente, que está em apreciação no Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE). O documento irá prever as ações do ano e deverá entrar em vigor ainda no início de 2016. A vice-reitora falou, ainda, sobre o apoio que as Unidades Acadêmicas devem oferecer aos novos professores, especialmente na elaboração do plano previsto pelo estágio probatório.

O professor Álvaro Hypólito, titular da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), apresentou a PRG e destacou, especialmente, as atividades de formação docente promovidas em conjunto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Por sua vez, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Antunes Dias, apresentou a estrutura da PROGEP e colocou o grupo à disposição para diálogo e contribuições.

Os professores também conheceram a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e o Relatório Anual de Atividades Docentes (RAAD), e receberam orientações variadas sobre suas atividades e a política de incentivo à qualificação.

Giusepe Stefanello foi aluno da UFPel, técnico-administrativo, substituto e agora toma posse como professor efetivo. Ele irá ministrar aulas no curso de Engenharia Hídrica. Segundo o docente, a expectativa é contribuir na formação dos estudantes com conhecimento e experiências de maneira a colaborar para o desenvolvimento tecnológico através de pesquisa e extensão. Trata-se, segundo ele, de “plantar a semente e cultivar a esperança, através do conhecimento, para crescermos como nação”.

Os docentes que tomaram posse nessa quarta-feira estarão, em até 15 dias, no exercício de suas atividades. Outra solenidade de posse coletiva de professores efetivos está marcada para o dia 13. Mais de dez professores substitutos também estão sendo chamados.

Unidades Acadêmicas
Tomaram posse, neste dia 4, docentes da Faculdade de Medicina, Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências Humanas, Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Veterinária, Faculdade de Direito, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Centro de Integração do Mercosul, Centro de Artes, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e Centro de Engenharias.

Conheça os novos professores:

Ana Carolina Oliveira Ruivo

Tiago Pedó – FAEM

Willian Cezar Nadaleti

Willian Cezar Nadaleti – CENG

Publicado em 04/11/2015, na categoria Notícias.