Colóquio relembra dez anos da Convenção sobre Diversidade Cultural da Unesco

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural realiza, nestas quinta (5) e sexta (6), o 2º Colóquio de Ensino e Pesquisa em Memória e Patrimônio. O evento será realizado na rua Lobo da Costa, 1877.

O colóquio visa discutir a diversidade das expressões culturais humanas à luz das mudanças e dos avanços que se deram nesta direção desde a convenção da Unesco sobre a proteção e promoção da diversidade de expressões culturais, firmada em Paris em 2005. Desta forma, se propõe a discussão destes aspectos a partir de diversos eixos temáticos, abordando a importância de se analisar os contextos em que Cultura e o Patrimônio foram incorporados às políticas de desenvolvimento, contribuindo para a compreensão, aceitação e proteção da diversidade cultural.

A diversidade cultural, segundo a conveção, constitui um patrimônio comum da humanidade que deve valorizar-se e preservar-se em proveito de todos. A partir daí, a tolerância e o respeito às diferentes culturas contribui para o pleno gozo e exercício dos Direitos Humanos.

Além das mesas redondas focando os mais diversos temas, o Colóquio contará com as conferências internacionais da professora Adela Bork Veja, da Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso (Chile), e do professor Luis Carlos Toro Tamayo, da Universidad de Medellín (Colômbia).

O cronograma das atividades e as informações sobre o evento podem ser acessadas neste link.

Publicado em 04/11/2015, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.