Início do conteúdo

UFPel recebe flautista americana e e violonista da UFRGS para recital e masterclasses

Nos dias 3 e 4 de outubro, sábado e domingo, a Universidade Federal de Pelotas receberá a flautista e piccolista Christine Erlander Beard  (Universidade de Nebraska, em Omaha / EUA) e o violonista Daniel Wolff (UFRGS). Além de masterclasses que serão ministrados (sábado, às 16 horas no Centro de Artes), eles também farão um Recital na Catedral do Redentor (Igreja Cabeluda), no dia 4 (Domingo), às 18 horas, com a participação especial de Raul Costa d’Avila (UFPel).
No programa, obras de  César Vivanco Sanchez, Daniel Wolff, Ronaldo Miranda, Robert Muczynski, Derek Charke, David Loeb, Christopher Caliendo e Astor Piazzolla.
Os eventos cotam com apoio do Centro de Artes da UFPel, do Conservatório de Música, integrando a celebração de seus 97 anos , e da UFRGS. A coordenação é do professor Raul Costa d’Avila, com colaboração dos acadêmicos Mayara Amaral, Mateus Messias e Rafael Antunez Martins.

Christine BeardCHRISTINE ERLANDER BEARD
Internacionalmente reconhecida como especialista em Piccolo, Christine foi artista convidada em Festivais Internacionais de Flauta na América do Norte, América do Sul e Europa, incluindo onze convenções da National Flute Association (USA), duas convenções da Sociedade Britânica para Flauta, o Festival Internacional da Costa Rica, a IV Festival Mundial da flauta na Argentina, e o 1º Festival Europeu Piccolo na Eslovênia. Aplaudida por seu programa interessante e diversificado de concertos, Christine se distingue pela música lírica composta para Piccolo e também por promover novas e originais obras para este instrumento, por compositores americanos. Fundadora e Diretora Artistica do Piccolo Simpósio Internacional, ela é Professora de Flauta Transversal na Universidade de Nebraska, em Omaha, onde atua desde 2002. Além da Flauta, também ensina Piccolo, Música de Câmara, além de ser Coordenadora do Departamento de Sopros e Madeira. Colabora para a revista da National Flute Association (NFA) e O Flautista Quarterly. É Mestre e Doutora em Performance Musical pela Universidade do Texas / Austin.

DANIEL WOLFF
Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Catedrático de violão da UFRGS, onde criou o curso de Mestrado em Violão, Wolff foi também professor visitante da Universidade de Arte de Berlim, Alemanha. Constantemente, é requisitado para ministrar cursos em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Argentina. Formado na Escuela Universitária de Música de Montevidéu, recebeu bolsas de estudo da CAPES e CNPq para cursar Mestrado e Doutorado na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque. Lançou diversos discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, que incluem gravações solo, música de câmara e concertos para violão e orquestra.

RAUL COSTA d’AVILA

Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, sob orientação do Prof. Lucas Robatto. Formou-se com Expedito Vianna (UFMG) e fez cursos com Artur Andrés (UFMG), Odette Ernest Dias (FEA/BH), Keith Underwood (EUA), Marcos Kiehl (FMCG), Pierre-Yves Artaud (UnB), Antônio Carlos Carrasqueira (USP), Felix Renggli (UFRGS).  Vem participando de vários acontecimentos musicais entre eles, nove Festivais Internacionais de Flautistas, promovido pela Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF), quatro Encontros Estaduais de Flautistas do Rio Grande do Sul (2009/UFSM, 2010/UFPel, 2011/UFRGS, UFSM/2014); II Matrola Fluteclass (UFSM/2013); 1º Festival Latino-Americano de Música Contemporânea de Pelotas (2012); IV Convenção Francesa da Flauta (Paris / 2012) ; Cycle de Musique Contemporaine du Brésil (Paris / 2010), VI Contemporâneo RS / Pelotas (2009), entre outros. Editor do livro, em parceria com Valentia Daldegan, PATTAPIOS – coletânea comemorativa aos 20 anos da ABRAF (Antigoa Typographia, 2014); autor do livro A Articulação na Flauta Transversal Moderna: uma abordagem histórica, suas transformações, técnicas e utilização (Editora da UFPel/2004). É Secretário da Associação Brasileira de Flautistas / ABRAF (2011/2014).

MASTERCLASSES:
Sábado (03/10), às 16 horas
Flauta: Auditório do Centro de Artes UFPel – Bloco II, às 16 horas.
Violão: Sala 503, às 16 horas.
Endereço: Rua Álvaro Chaves, 62 (Esq. c/ Conde de Porto Alegre).

RECITAL:
Catedral do Redentor (Igreja Cabeluda).
Domingo (04/10), às 18 horas.
Rua Gal. Telles, 711 (Esq. XV de Novembro).

Publicado em 30/09/2015, na categoria Notícias.