UFPel no Encontro de Assessorias de Comunicação da Andifes

4A Coordenação de Comunicação Social (CCS) da UFPel participou do 9º Encontro Andifes de Assessorias de Comunicação das Universidade Federais, que ocorreu na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, no Pará, entre os dias 24 e 26 de setembro. A Universidade foi representada pela coordenadora de Comunicação Social, jornalista Silvana Moreira.

O Encontro é realizado anualmente pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os profissionais de comunicação e debater os principais temas que envolvem as atividades das assessorias das Universidades Federais.

O evento teve como foco o fortalecimento da comunicação como instrumento de transparência das atividades feitas nas universidades públicas federais, instituições estas, fontes de pauta para os veículos de comunicação dentro e fora do Brasil, e um dos principais meios de diálogo entre o que é produzido na academia, quem produz e a sociedade.

Durante o evento foram abordados diversos temas, como o gerenciamento de crise, divulgação científica, redes sociais e relacionamento com a mídia especializada. Já os debates de assuntos internos das universidades foram: os desafios de implantação de campi interiorizados e orçamento das universidades, este, tema técnico, que aprimorou o entendimento dos responsáveis pela comunicação.

Entre os palestrantes, importantes nomes como o coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa, Jorge Duarte; o coordenador do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Orçamento das Universidades Federais (FORPLAD), Tomás Dias Sant’Anna; Daniel Medeiros – Coordenador de Comunicação Digital da Embrapa; e Paulo Cesar Santos – Chefe do Núcleo de Mídias Sociais da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados.

Na programação, foram constituídas quatros mesas com apresentações de projetos de doze coordenações de comunicação das Universidades Federais, sobre os mais variados temas. Esta troca de experiências compartilhou as diversidades das universidades, criando uma rede permanente de interlocução entre os profissionais da área, fortalecendo assim o sistema de Universidades Federais.

Este ano, em especial, o evento aconteceu na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), instituição que representa o novo perfil de universidade pública federal brasileira, interiorizada e fruto do processo de expansão.

Saiba mais em http://www.andifes.org.br/2015/09/29/comunicadores-das-universidades-debatem-ideias-e-propostas-em-evento-promovido-pela-andifes/ .

Publicado em 29/09/2015, na categoria Notícias.