Começam defesas de TCCs da Especialização em Saúde da Família

img_pelotas_abertura1Começou nesta terça-feira (29), em Pelotas, a Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Será um intenso programa de Defesas TCC dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no estado do Rio Grande do Sul (com exceção da Região Metropolitana de Porto Alegre). Os TCC se referem a intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde os profissionais estão alocados. Na etapa de defesas do mês de setembro, incluindo as 87 apresentações que ocorreram em Teresina, e as 72 de Natal, serão 335 trabalhos defendidos. Só para Pelotas, entre os dias 29 e 30/09 e 01 e 02/10, estão previstas 275 Defesas.

O Curso de Especialização da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das UBS, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas à ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço está sendo apresentado nas defesas públicas de TCC.

Na ocasião da solenidade de abertura das defesas de Pelotas, compuseram a mesa os Coordenadores do Curso, Anaclaudia Gastal Fassa e Luiz Augusto Facchini, Elizete Zuffo Guaragni, Secretária de Saúde de Progresso-RS, Valmor J. Capeletti, Secretário de saúde de Cerro Grande-RS, e Hilda Heinen, Coordenadora da Atenção Básica da 3ª Coodenadoria Regional de Saúde (CRS-RS).

Luiz Augusto Facchini saudou a importância deste momento para o DMS e para a Atenção Básica, mencionando os benefícios da modalidade de Educação a Distância no que se refere ao grande número de profissionais capacitados e do uso de tecnologias inovadoras desenvolvidas com o intuito de promover a capacitação em saúde – como as ferramentas desenvolvidas no âmbito do DMS.

O Secretário Valmor Capeletti agradeceu ao profissional médico do PMMB que está atuando no município, relatando que a população chegou a ficar cinco meses sem esse profissional. Mencionou ainda que o programa chega para atender uma população mais carente e, que, somado à implementação da Estratégia em Saúde da Família (ESF), contribui para a saúde dos usuários e também para a economia do município.

A Secretária de Saúde da cidade de Progresso, Elizete Zuffo, falou da satisfação em acompanhar o médico que vem atuando no município, até sua defesa em Pelotas, demonstrando grande sintonia entre o profissional, a gestão e, segundo a Secretária, também com a população atendida. Hilda Heinen, Coordenadora da 3ª CRS, falou dos constantes elogios ao trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais vinculados ao PMMB e da importância da ampliação da ESF, não só no estado do Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil, e os benefícios trazidos à população.

Anaclaudia Fassa falou da grande maratona de defesas do Curso da UFPel no mês de setembro, e ao longo do ano de 2015, com mais de 1400 Defesas de alunos do curso, o que vem demandando um grande esforço da equipe da UFPel para viabilizar logística, pedagógico e tecnologia. Anaclaudia destacou o caráter diferenciado do Projeto Pedagógico do Curso, que propicia e instiga o envolvimento das equipes de saúde e mobiliza gestores em todos os estados cobertos pela UFPel. Os resultados alcançados por intermédio das intervenções realizadas pelos especializandos do Curso, segundo Anaclaudia, vêm impactando no serviço de outras UBS, em outros bairros, outras cidades, sendo sementes plantadas e cultivadas por todos os atores envolvidos nesse processo. Ela agradeceu aos médicos brasileiros e estrangeiros – em especial ao grande contingente de médicos oriundos de Cuba – por terem atendido ao chamado do PMMB para atender as localidades mais remotas do país. Para finalizar, citou os números expressivos de profissionais certificados pelo curso – que ultrapassará os 2000 até o fim desse ano – e as redes de colaboração e usuários beneficiados a partir das intervenções realizadas pelos sete estados atendidos pelo Curso.

Anaclaudia e Facchini encerraram a mesa de abertura desejando ótimas defesas a todos os participantes desse momento tão importante para o Curso.

Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/ e no Facebook.

Publicado em 29/09/2015, na categoria Notícias.