Museu do Doce abriga exposição alusiva à Semana Internacional do Surdo

Inicia nesta segunda-feira (28) uma nova exposição no Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizada em parceria com a Escola Alfredo Dub, a Associação dos Surdos de Pelotas e a Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, a exposição marca a Semana Internacional do Surdo.

A mostra é intitulada Com o direito à língua de sinais garantido, nossas crianças podem!, mesma temática adotada pela Semana Internacional deste ano. O evento chama atenção para este mote pela necessidade e direito das crianças surdas em ter, como sua primeira língua, a Língua de Sinais de sua comunidade.

A exposição apresenta objetos relacionados à acessibilidade, escolarização e literatura da Comunidade Surda.

A abertura está marcada para as 16h30min, quando haverá conversa sobre a Semana Internacional do Surdo. A visitação poderá ser feita de segunda a domingo, das 14h às 18h. O Museu do Doce fica na Praça Coronel Pedro Osório, 8.

Data
A Semana Internacional do Surdo é uma iniciativa da Federação Mundial de Surdos (WFD) e foi organizada pela primeira vez em 1958, em Roma, Itália. Desde então, esta semana é comemorada anualmente pela comunidade surda no mundo inteiro. É celebrada na última semana de setembro, o mesmo mês de realização do primeiro Congresso Mundial da Federação Mundial dos Surdos. Durante a Semana Internacional do Surdo ocorrem diversas atividades, como marchas, debates, campanhas, exposições e reuniões. O objetivo principal é a conscientização sobre a comunidade surda em nível individual, comunitário e governamental. É um movimento para promover os direitos das pessoas surdas e destacar temas específicos de direitos humanos com relação às pessoas surdas.

Publicado em 28/09/2015, na categoria Notícias.