Proposta inovadora de levar o saber popular às universidades encerra Siepe

DSC_5991A proposta inovadora do Programa Encontro de Saberes, já aplicado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi o tema da noite de encerramento da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), nesta sexta-feira (25), no auditório do Centro de Artes da UFPel. O Programa objetiva trazer para a Universidade os saberes de ofícios tradicionais da sociedade, que muitas vezes não são contemplados nos currículos acadêmicos.

A temática foi abordada pela vice-reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz. A nova universidade baiana, que tem um ano de funcionamento, leva para dentro da sala de aula mestres de diversos saberes e ofícios, que partilham experiências e atividades com os estudantes.

O Encontro dos Saberes é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília, que faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A meta do projeto é propiciar um espaço de experimentação pedagógica e epistêmica no ensino capaz de inspirar resgates de saberes e inovações que beneficiem a todos os envolvidos, estudantes, mestres e professores.

DSC_6004A vice-reitora contou que o Programa nasceu na UFSB a partir de um seminário ocorrido em novembro de 2014, passando inclusive a ser um componente curricular na Universidade. “É uma riqueza enorme ter pessoas com saber popular na Universidade”, disse Joana da Luz.

Ela relatou que estas pessoas, após serem aprovadas por uma banca que avalia os saberes de cada um, recebem um grau universitário especial de mestre, reconhecido no âmbito da Instituição. Os mestres das Tradições, Artes e Ofícios, como são chamados, atuam na Universidade transferindo seus conhecimentos populares aos alunos.

A vice-reitora mostrou vários exemplos de mestres hoje em atuação na UFSB, como o de mestre mateiro, pessoa que conhece as matas e trilhas. O tema chamou muito a atenção do público presente no Centro de Artes, que dialogou com Joana e lançou questões sobre o trabalho. A ideia é implantar o Programa na UFPel. O evento foi coordenado pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Denise Bussoletti.

Singular

A UFSB é uma universidade singular no Brasil. Com pouco mais de um ano de funcionamento, a Instituição vem implantando um sistema totalmente inovador de ensino superior no país. Iniciada do “zero”, como disse a vice-reitora, a UFSB teve todo um caminho para começar de forma totalmente livre. “Popular e integradora”, assim definiu a nova Universidade a professora Joana.

Ela falou sobre os desafios e modelos adotados na Universidade, com seu regime quadrimestral, ciclos de formação, currículos modulares e flexíveis, lá não há pré-requisitos, estrutura organizacional leve, são só quatro pró-reitorias, e unidades acadêmicas geograficamente distribuídas. O acesso é pelo Sisu/Enem, com 55 por cento de cotas. Para as licenciaturas, o percentual de cotas sobe para 85 e o processo do Sisu/Enem é regional.

Publicado em 27/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.