Semana para conscientizar sobre a doação de órgãos no Hospital Escola

01(1)Começaram nesta segunda-feira (21) as atividades da semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos no Hospital Escola da UFPel, de forma a chamar atenção para a importância de abordar o assunto, especialmente entre os familiares.

Uma das iniciativas, para atingir a comunidade que passa em frente ao hospital, foi a instalação na fachada do Hospital Escola de um laço de tecido verde, símbolo da campanha, medindo mais de 2 metros. Também está sendo estimulada a publicação na foto de perfil do Facebook editada com a informação “Sou doador de órgãos”, por meio deste link.

No turno da manhã do primeiro dia de campanha, profissionais do Banco de Olhos promoveram uma campanha interna de conscientização distribuindo material informativo para os profissionais do HE e esclarecendo em cada setor o funcionamento do serviço especializado em captar, preparar, classificar, conservar e distribuir tecidos oculares humanos para realização de transplantes. O panfleto foi entregue junto a um doce em forma de coração.

No sábado (26), a partir das 13h30min, no largo do Mercado Público, haverá uma ação de conscientização com a abordagem “Seja doador de órgãos e avise à sua família. Sua família é a sua voz”. Para ser um doador no Brasil, não é preciso deixar nada por escrito nem registrado em documentos, pois a decisão de doar cabe aos familiares. Por isso, o essencial para se tornar um doador de órgãos é ter uma conversa baseada em amor, confiança e respeito com os familiares, para que façam a autorização no momento certo, e esta é a intenção da ação conscientizadora.

Além das ações dessa semana, no dia 5 de novembro será realizado, na Associação Comercial de Pelotas, o 8º Fórum de Discussão do Processo Doação e Transplante de Órgãos na Região Sul do Rio Grande do Sul, com o tema “A vida não termina com você”. O evento é promovido pela Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE) e pela Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) dos Hospitais Escola da UFPel, Universitário São Francisco de Paula, Beneficência Portuguesa e Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.

Os organizadores irão realizar, também, no dia 14 de novembro, a 14ª caminhada do centro da cidade até a praia do Laranjal, com o apelo “Diga sim à Doação de Órgãos”.

Publicado em 25/09/2015, na categoria Notícias.