Ciclo de Filosofia e Cinema perde sua maior cinéfila

Os Ciclos de Filosofia e Cinema, promovidos pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), perderam, nesta madrugada, sua maior cinéfila, Maria Thereza Brauner. Ela tinha 87 anos e frequentava os Ciclos desde 2010.

Projeto de Extensão voltado para a comunidade em geral, o Ciclo tinha na pessoa de Maria Thereza a confirmação de seu propósito: a alegria de ver o quanto as pessoas da comunidade engajam-se no debate de ideias, gerando relações fraternais e novas entre pessoas que até então não se conheciam.

Maria Thereza Brauner era formada em Odontologia pela UFPel e fez pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP), trabalhando muitos anos no interior de São Paulo em sua profissão. Conhecida por frequentar o Coral da UFPel, os Ciclos de Cinema, o restaurante Teia Ecológica, o Café Aquários, e tantos outros espaços públicos da cidade de Pelotas, foi com pesar, que o coordenador do Ciclo, professor Luís Rubira, e todos os bolsistas e frequentadores das sessões e debates em torno do cinema receberam a notícia de seu óbito.

O velório ocorre a partir das 11h na Capela C2 do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula e o sepultamento está previsto para as 15h.

Abaixo, leia um depoimento dela, dado em 2011 (e que está num livro ainda inédito sobre os Ciclos de Filosofia e Cinema), sobre a importância do projeto para ela, que, ainda duas semanas atrás, estava presente no debate sobre o filme Blade Runner.

Em resposta ao pedido sobre comentar a respeito da importância de realizar um Ciclo de Cinema em Pelotas, em particular um Ciclo de Filosofia e Religião, Maria Thereza disse: “É muito importante. Esses Ciclos têm nos proporcionado muita reflexão. Todos sentimos a incerteza do além, sofremos a influência das muitas doutrinas políticas e religiosas que não nos satisfazem e, assim, juntos, procuramos o sentido da vida e continuamos sem respostas”.

Publicado em 24/09/2015, na categoria Notícias.